4 meses atrás

‘A Dona do Pedaço’: Maria da Paz é reconhecida por personagem enigmática

Por José Miguel Toledo

Os próximos capítulos de “A Dona do Pedaço” vão trazer à tona um mistério acerca da possibilidade de Josiane (Agatha Moreira) não ser filha biológica de Maria da Paz (Juliana Paes). A vilãzinha pode ou não ter sido trocada na maternidade.

Depois de conhecer, na rua, uma jovem batalhadora chamada Joana (Bruna Hamú), com quem sente uma afinidade imediata, a boleira passará a estreitar seus laços de amizade com a moça, que toma conta da avó, Matilde (Laura Cardoso).

[do_widget id = mvp_ad_widget-5]

Debilitada por um mal de Alzheimer, a idosa terá lapsos de memória, e confundirá Maria da Paz com Albertina, a suposta mãe de Joana, mas será corrigida pela protagonista:

“Eu sinto muito, mas não sou sua filha. Você se chama Matilde, não é?”

Matilde, então, instalará o clima de mistério ao relembrar o dia do nascimento de Joana:

“Matilde. Mas você sabe, filha. Eu lembro daquele dia… Foi tão difícil, mas deu tudo certo. Essa menina tá linda.”

Ao comer uma fatia de um dos bolos de Maria da Paz, Matilde terá outra lembrança, dizendo que comeu um igual no hospital em que nasceu a neta:

“Tou errada. Cê não é minha filha não. Tou lembrando pelo gosto do bolo. Bom bolo.”

A mocinha afirmará que ela e a idosa serão amigas, mas vai ficar surpreendida com a resposta:

“Cê já é minha amiga, Maria da Paz.”

Marlene (Suely Franco) tentará achar uma explicação lógica para a confusão, dizendo que Joana já deve ter dito o nome da boleira para a avó, mas a jovem não saberá responder se isso é verdade. Maria da Paz ficará com a pulga atrás da orelha.

Entrada de Laura Cardoso

A entrada da veterana Laura Cardoso em “A Dona do Pedaço” foi muito aguardada. Ela esteve inicialmente escalada para a personagem Cornélia, que acabou nas mãos de Betty Faria, pois a produção entendeu que a personagem exigiria muito esforço físico de sua intérprete.

Laura protestou e foi a público diversas vezes reclamar que queria trabalhar. Então, o autor Walcyr Carrasco resolveu presentear a veterana com uma personagem-chave para um dos maiores mistérios de sua história.

[do_widget id = mvp_ad_widget-5]

Vale lembrar que “A Dona do Pedaço” é a quarta novela assinada por Carrasco em que Laura dá vida a um personagem importante: foi Carmem, a avó da mocinha de “Chocolate com Pimenta” (2003), a beata moralista Doroteia em “Gabriela” (2012) e, mais recentemente, foi a escrachada cafetina Caetana, em “O Outro Lado do Paraíso” (2017). Aos 91 anos, Laura Cardoso esbanja vitalidade, carisma e talento.

Leia também:
Leandro revela a Chiclete que é gay: ‘Tá bravo comigo?’