Grande sucesso em 2005, América será reprisada no Viva, no horário das 22h50. A novela de Gloria Perez volta à telinha no dia 27 de novembro, substituindo Senhora do Destino, assim como aconteceu originalmente na faixa das 21h da Globo. A informação foi divulgada pelo canal pago nas redes sociais.
Essa é a primeira vez que a trama ganha reexibição no Brasil. Apesar de ser uma das maiores audiências do século, América nunca entrou em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. As razões para isso são desconhecidas, mas supõe-se que o retrato do universo dos rodeios, que levantam polêmica sobre maltrato aos animais, seja o maior entrave.
Na história, enquanto Sol (Deborah Secco) sonha em fazer sua vida nos Estados Unidos, Tião (Murilo Benício) almeja ser o melhor peão de Barretos. Eles se apaixonam à primeira vista, mas não conseguem levar o romance adiante, já que cada um busca um destino diferente. A jovem abandona o bonitão na porta da igreja e parte para uma jornada perigosa, atravessando a fronteira dos EUA ilegalmente.
Além do drama dos imigrantes brasileiros na terra do Tio Sam, a novela marcou por abordar diversos temas, incluindo experiências de quase morte (EQMs) e até um alerta sobre pedofilia.
A autora colocou luz sobre os desafios enfrentados por deficientes visuais, através dos personagens de Marcos Frota e Bruna Marquezine. O transtorno da cleptomania foi outro assunto que chamou a atenção. Haydee, interpretada por Christiane Torloni, não conseguiu controlar seu desejo por pequenos furtos.
Entre outros pontos positivos, a paixão do casal Neuta e Dinho, vividos por Eliane Giardini e Murilo Rosa, arrebatou o público. A mesma audiência que, no último capítulo, ficou aguardando Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro protagonizarem o primeiro beijo gay das novelas. A cena chegou a ser gravada, mas não foi exibida.
Destaque ainda para Creusa, a beata interpretada por Juliana Paes, que enganava a todos com seu comportamento recatado, quando na verdade atiçava os homens, fazendo a temperatura do horário nobre da TV subir.