O romance de Caio (Cauã Reymond) e Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão está prestes a sofrer uma reviravolta dolorosa. Nos próximos capítulos, a protagonista, devastada pelo último golpe de Irene (Gloria Pires), decide romper seu noivado e termina tudo com o amado, culpando-o pelas ações de sua família.
Como já se sabe, Aline perde suas terras ao assinar um documento em que dá poderes de compra e venda a Vinícius (Paulo Rocha). Seguindo um plano, o geólogo transfere a propriedade para a amante, resultando no despejo de Aline de sua própria casa. Irene, por fim, dá a escritura a Antônio (Tony Ramos), e assim realiza o desejo do marido em explorar os diamantes.
“Trata-se da escritura das terras da viúva. As terras com as quais você sempre sonhou. Está no meu nome, mas, como somos casados em comunhão de bens, tudo o que é meu é seu também. Não é mesmo, meu amor?”, diz a vilã, na celebração dos 30 anos de seu casamento com o fazendeiro.
Ao saber que caiu na cilada, Aline invade a mansão dos La Selva para um acerto de contas. “Que vocês não prestam, eu já sabia. A novidade é que, além de assassinos, você e a sua mulher também são ladrões”, esbraveja a mocinha. Ela jura que não dará um dia de sossego aos inimigos e, bufando de ódio, puxa a toalha da mesa de jantar, jogando toda a comida no chão.
Depois, a agricultora despeja sua raiva em cima de Caio: “Eu lutei como uma leoa por esse chão. Mas fui enganada e agora vou perder tudo! E o culpado da minha infelicidade é o teu pai!”. O bonitão retruca que é diferente do fazendeiro, mas Aline recusa-se a entender:
“E se eu tiver um filho seu? Ele vai ser neto de um assassino frio e cruel, que já tentou me matar. E agora conseguiu tomar as minhas terras! Eu não tenho como aceitar isso.”
“Eu não vou levar em consideração o que você tá dizendo agora, com a cabeça quente. Porque eu sei que você me ama e que o nosso amor é maior que tudo, maior que qualquer erro ou qualquer injustiça. Você vai pensar melhor quando estiver com a cabeça fria, eu sei que vai. Aline, pelo amor de Deus, eu tô aqui pra te apoiar”, diz o filho de Agatha (Eliane Giardini).
A moça, porém, resolve se afastar do noivo. “Mas não dá, Caio, não dá. Por enquanto eu não posso te olhar sem lembrar que você pertence àquela família maldita que tirou tudo de mim!”, afirma ela, entre lágrimas. Nisso, Caio sai dali pronto para fazer um escarcéu na casa do pai:
“Quero avisar: se as terras da Aline não forem devolvidas, você que espere. Eu vou acabar com todos vocês!”, ameaça o produtor rural.