3 semanas atrás

Beijo com efeitos especiais: saiba mudanças na retomada das gravações de novelas

Por José Miguel Toledo

No final do mês de julho, a Globo voltará a gravar as novelas interrompidas “Amor de Mãe”, das 21h, e “Salve-Se Quem Puder”, das 19h.

No entanto, tudo será feito cerceado por um esquema de segurança jamais visto nos estúdios da emissora.

Cenas de contato físico, como beijos e abraços, serão feitas através de computadorização gráfica.

“A gente vai trabalhar com coisas muito simples, como um beijo, um toque, mas isso não é simples de fazer. Tem que ser um efeito invisível, as pessoas não podem perceber que é um efeito gráfico”, afirma Uno de Oliveira, supervisor de efeitos da Globo.

Efeitos especiais dignos de cinema não serão novidade nas novelas da Globo. Nos primeiros capítulos de “Salve-Se Quem Puder”, a emissora produziu um furacão devastador no México de maneira gráfica.

Cenas como as andadas de Lurdes (Regina Casé), de “Amor de Mãe”, nas praias ou na rua, serão feitas por efeitos especiais, já que as externas estão vetadas.

O novo modo de produção, em razão da pandemia de covid-19, vai sair mais caro do que de costume e levará muito mais tempo. Cenas simples, como duas pessoas conversando, terão de ser filmadas em duas fases.

Em razão disso, a Globo já admite reprisar outra novela depois de “Amor de Mãe” para que a frente de capítulos da substituta “Um Lugar ao Sol” seja grande. Dificilmente será possível gravar um capítulo completo por dia.