1 mês atrás

‘Bom Sucesso’: Alberto tem cerimônia de despedida

Por Ronaldo Silva

Numa mistura de delírio e realidade, a família e amigos do editor recitam trechos de obras literárias para o editor, que se emociona e passa mal no capítulo de ‘Bom Sucesso’ de segunda-feira, 20/1.

Dia após dia, a saúde de Alberto (Antonio Fagundes) vai ficando cada vez mais frágil e a vida também cada vez mais breve. A despedida é algo que parece natural. O editor vive a homenagem que Sofia (Valentina Vieira) preparou para ele cercado de amigos e família e, claro, literatura.

Na biblioteca da mansão, Alberto distribui livros a seus convidados e faz um discurso de abertura:

“Com os poderes que me foram concedidos, invoco meus amigos fiéis que moram nessas estantes e que fizeram da minha vida um aprendizado constante. Aqueles que nos momentos de fraqueza me trouxeram força, nos momentos de tristeza, alegria, nos de dúvida, certeza, e nos momentos de desânimo, esperança”

Depois disso, um a um, os convidados leem trechos dos livros que a eles foram dados. Sofia e Peter (João Bravo) com “Peter Pan”, no delírio de Alberto se transformam em Wendy e Peter Pan. Na vez de Paloma (Grazi Massafera), ela vira Alice, de “Alice no País das Maravilhas”, e Marcos (Romulo Estrela) vira o personagem Don Juan Tenório, de José Zorrilla.

Nana (Fabiula Nascimento) lê um trecho de “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, e se transforma em Cathy Earnshaw, e Mario (Lucio Mauro Filho), o poeta, recita “Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe.

E cada um vai lendo e se transformando, na visão de Alberto, em personagens de obras literárias, até que ele vira Dom Quixote. De tanta emoção, o editor acaba se sentindo mal, mas mesmo assim, deixa palavras positivas:

“Depois de tantos momentos tensos e tristes que vivemos ultimamente, é bom saber que a vida é bela e que uma despedida também pode ser feliz”.
Mais tarde sob os cuidados de Leila (Alexandra Martins), Alberto ainda apronta mais uma! A enfermeira nota que a temperatura do patrão está subindo e sai para buscar algo para ele. O editor mesmo se assusta com a temperatura que mostra o termômetro e o coloca num copo com água para refrescar e ninguém notar que ele não está bem!

“Estranho. A temperatura tá normal”, observa Leila.

Veja o resumo da última semana