Aline (Barbara Reis), temendo as ameaças de Antônio (Tony Ramos), toma uma decisão audaciosa em Terra e Paixão. Para ficar longe das vistas do inimigo, a mocinha busca refúgio em um convento até que seus gêmeos venham ao mundo em segurança. Como sua gravidez é de risco, ela tem receio de sofrer um aborto espontâneo por consequência das perseguições do sogro encapetado.
Rodrigo (Maicon Rodrigues), que tem uma irmã que é madre superiora, ajeita tudo para que Aline seja acolhida no convento durante a gestação. Ela é aceita, mas precisa seguir algumas condições, como vestir hábito de freira e não tem mais contato com a família, incluindo o filho João (Matheus Assis). Caio (Cauã Reymond) também tem que se conformar em ficar distante da amada.
“Tem que comer como elas, trabalhar como elas e orar como elas, nos mesmos horários. Com a diferença de que, como a sua gravidez é de risco, você vai fazer só trabalhos leves”, diz a irmã.
Com tudo pronto, Aline parte para o esconderijo logo após o casamento de Lucinda (Débora Falabella) e Marino (Leandro Lima). A fuga, contudo, vem com uma dose extra de emoção, pois os capangas de Antônio ficam na cola do carro. “E agora? O que será que esses homens vão fazer?”, apavora-se a protagonista. Caio, então, tem uma ideia para despistá-los:
“Eu acho que o meu pai só quer saber pra onde eu tô levando você. Eu vou te defender, Aline! Eu não vou deixar ninguém te fazer mal! Se for o que eu tô pensando, se eles só tão seguindo, eu já sei como dar um jeito. A gente tem que encontrar um posto de gasolina, dos grandes. Fica de olho…”
Agindo com naturalidade, o casal entra em uma loja de conveniência de um posto à beira da estrada repleto de caminhões estacionados. Caio e Aline fingem comprar algumas coisas e saem por outra porta do estabelecimento, conseguindo assim enganar os malfeitores. Eles, porém, são obrigados a deixar o carro para trás e seguem viagem na boleia de um caminhão até a cidade vizinha, onde fica o convento.