A morte de Cândida (Susana Vieira) promete emocionar o público no capítulo desta sexta (2) de Terra e Paixão. Sua fatídica partida ocorre justamente no momento em que decide revelar um segredo cabeludo para Antônio (Tony Ramos). Entretanto, a moribunda consegue apenas dizer que Agatha (Bianca Bian), falecida mulher do fazendeiro, nunca poderia ter engravidado de Caio (Cauã Reymond). Antes de contar o motivo, ela estica as canelas.
Sentindo que sua hora está chegando, Cândida pede para Antônio ir até o bar. “Eu sei que estou partindo…”, diz ela. O vilão pede que a cafetina não vá antes que ele resolva um peso que carrega em seu coração. Cândida fica confusa, e o ricaço menciona sua primeira esposa, que tinha uma forte conexão com ela. Ele diz que nunca entendeu a amizade entre as duas, pois tem certeza de que Agatha nunca foi garota de programa.
A dona do bordel confirma que a amiga não era prostituta antes de conhecê-lo, e então lembra como a ajudou quando ela chegou à cidade, completamente perdida. Cândida admite que, assim que a viu, gostou dela. “Eu sei… bastou um olhar para me apaixonar”, diz Antônio, pontuando que Agatha foi a mulher de sua vida e que faria qualquer coisa para mantê-la viva. Ele ainda confessa que não tem o mesmo sentimento por Irene (Gloria Pires).
Cândida, então, sente a necessidade de revelar algo ao empresário: “Eu sei que você culpa Caio pela morte de sua mãe…”. Antônio lembra que a mulher morreu no parto do primogênito: “Esse filho foi seu assassino”. Nisso, a ex-prostituta surpreende-o: “Não, há algo que você precisa saber… Agatha nunca poderia ter engravidado porque…”. O vilão a acusa de querer limpar a barra de Caio.
“Não, há algo que você precisa saber. Agatha nunca poderia ter engravidado porque… Não há culpado… Ela se arriscou, mas sabia que estava se arriscando…”, balbucia ela.
Cândida começa a tossir e dá seu último suspiro. Ela morre sem revelar que Agatha teve um filho antes de Caio, numa época em que ainda não conhecia Antônio. Trata-se de Jonatas (Paulo Lessa). Durante essa gravidez, ela foi alertada pelos médicos de que não poderia ter outro bebê, sob risco de morrer no parto. No entanto, quando casou-se com o latifundiário e soube que estava esperando um herdeiro, a moça escolheu correr o risco.
Veja também | Graça morre no parto, pagando seus pecados e pedindo perdão a Celina