Ao deixar Clara na escola, Margareth jura que se mata se a filha se casar com Rafaela na festa de aniversário. Clara conclui que Paulinha é quem está enchendo a cabeça de sua mãe e não deixa barato. Clara sai correndo atrás de Paulinha, disposta a arrebentá-la, atraindo a atenção de todos os alunos.
Clara e Paulinha se pegam. A briga termina na diretoria, dessa vez com Lorena recriminando o preconceito de Paulinha. Salete pula no colo de Helena e diz que sabe que a mãe vai morrer. Fernanda confessa seus pecados para um padre e se despede de Salete: “Vou estar sempre protegendo todos os seus dias”.
Em seus últimos suspiros, Fernanda diz que não pode morrer sem o perdão de Helena e quer que ela prometa que continuará amando Lucas. Helena não entende nada. “Ele é meu filho. Meu e do Téo”, revela Fernanda, desmoronando o mundo de Helena.
Salete se desespera ao ver a mãe morrendo e corre até o leito para dizer que a ama. Fernanda tem morte encefálica. Inês resiste em doar os órgãos, mas Salete quer que a vontade da mãe seja feita. Gracinha leva os pais para conhecerem o apartamento cedido por Cláudio. Marta briga com o filho.
Lorena dá de cara com Expedito na escola. Estela começa os preparativos para o leilão. Helena leva Salete para passar um dia em sua casa, enquanto preparam o velório de Fernanda. Lucas e Salete se abraçam com lágrimas nos olhos.