O médico dá alta a Ruth/Raquel e Marcos fica cheio de sentimentos conflitantes por ela ter que voltar para Pontal. Ruth pede que Clarita conte a verdade ao filho assim que ela for embora, mas a madame se nega e garante que vai apoiá-la até o fim.
Ruth fica inquieta e resolve revelar tudo a Marcos, mas Tonho dá três tiros para o alto, usando um revólver de Virgílio, para impedir. Marcos tira a arma de Tonho, que afirma que queria matar Raquel. Chega a hora de Ruth/Raquel ir embora da mansão. Marcos se surpreende quando ela diz que não quer levar as joias e sofre ao vê-la partir.
E no capítulo seguinte…
Virgílio diz a César que Sampaio tem uma paixão platônica por Arlete. Malu começa a passar perrengues como dona de casa. César desabafa com Virgílio, conta seu passado com Ruth e se pela de medo que Arlete descubra. Virgílio diz que o amigo precisa se livrar de Tonho: “Lugar de débil mental é no sanatório”.
VEJA: Marcos descobre que Ruth está se passando por Raquel e surpreende com atitude
Chegam os barcos comprados por Marcos e os pescadores ficam em festa. Donato fica louco de raiva. Isaura ataca Ruth, tentando arrancar a roupa e a aliança de Raquel. Ruth dá o cavalo Atrevido a Tonho, que fica muito contente. Alemão estranha ao encontrar os dois conversando amigavelmente. Duarte dá um tiro no braço de Breno e foge.
Após beijar Clarita, Alemão perde a paciência por ela sempre adiar o momento de viver ao seu lado: “Às vezes, acho que você não me ama”. Malu quer contratar uma empregada, mas Alaor não aceita. Virgílio fica satisfeito com o serviço de Duarte. César se oferece para ajudar Donato a internar Tonho.