Ruth se mantém calada quando a juíza pergunta se ela teve um caso com Wanderlei. Andrea e Donato depõem. Tonho surta e acusa Donato de matar o pai. Wilma depõe e Dr. Galvão expõe sua relação com Wanderlei e a acusa de ter matá-lo. Wilma nega e afirma que estava trabalhando nesse dia.
Zé Luiz se despede de Carola: “Não vou voltar nunca mais”. Vasco confirma no tribunal que Ruth esteve no hotel no dia do crime. Clarita confessa a Alemão que Ruth está fingindo ser Raquel. O promotor afirma que Ruth matou Wanderlei com um golpe na nuca com uma garrafa e deu-lhe um tiro em seguida. Ruth explode e, na frente de todos, revela que não é Raquel.
Verdadeira assassina
O mistério em torno da morte de Wanderlei (Paulo Betti) tem seu desfecho no meio do julgamento de Ruth (Gloria Pires) em Mulheres de Areia. Por confessar a autoria do assassinato para proteger Marcos (Guilherme Fontes), a mocinha precisa enfrentar o júri e por muito pouco não acaba pagando por um crime que não cometeu.
É nessa ocasião que Ruth põe fim à farsa de se passar por Raquel (Gloria Pires). Farta de ouvir as acusações do promotor, interpretado por Cláudio Cavalcanti, ela grita que não é a irmã e revela seu verdadeiro nome. Todos ficam boquiabertos. E aqueles que já sabiam mostram-se satisfeitos com a atitude da professora. Sob disfarce, Raquel assiste a tudo.
Advogado de Ruth, Dr. Galvão (Wolf Maya) repreende a cliente por ter escondido a verdade dele, mas trata de buscar uma estratégia para livrar sua pele. Alegando ter um fato novo, o defensor solicita que uma testemunha seja ouvida novamente. Vilma (Denise Milfont) é chamada de volta ao tribunal e, encurralada por perguntas, confessa tudo.
VEJA A CENA | Verdadeira assassina de Wanderlei é revelada no julgamento de Ruth
Um flashback mostra Wanderlei recebendo Vilma em seu quarto na pousada no dia do crime. Apaixonada, ela insiste que eles precisam se casar. O cafajeste, porém, despreza ter qualquer relação séria com a coitada e deixa claro que só pretende colocar aliança no dedo de Raquel. Sentindo-se rejeitada, a mulher de Servílio (Antônio Pompeo) golpeia a nuca do amante com uma garrafa de champagne. Isso foi suficiente para matá-lo.
Com isso, Ruth é absolvida por unanimidade. Todos comemoram. Mais tarde, em conversa com Isaura (Laura Cardoso), Raquel admite que atirou em Wanderlei, usando a arma de Marcos, ao encontrá-lo caído sobre a cama. Ela ainda lamenta por ele não ter morrido pelo tiro.
VEJA A CENA | Raquel confessa que atirou em Wanderlei