Sampaio insiste para Arlete aceitar um encontro. Clarita flagra o clima estranho e obriga a sobrinha a contar o que está rolando. Ruth lembra Tonho de seu ódio por Raquel, portanto ele não pode ficar visitando-a. Para não levantar suspeitas, Tonho faz uma cena na frente de Clarita, desejando que Ruth/Raquel morra logo. Marujo cobra a promessa de Donato, que perde a paciência e ameaça matá-lo se continuar lhe enchendo.
Marcos se anima com o negócio com os pescadores. Virgílio não dá apoio, mas Sampaio quer investir junto. Zé Pedro nota que Tônia está caidinha de amores por Vitor e diz que o rapaz não serve para ela. “Ele pode até não servir, mas eu vou à luta, porque eu tô a fim dele”, dispara a dona do bazar. Floriano admira a bondade de Marcos, que quer fazer de tudo para ajudar os pescadores.
Na frente do genro, Floriano diz a Ruth/Raquel que ele merece toda a felicidade do mundo, deixando subentendido que apoia a decisão da filha. Virgílio diz a Tonho que sua casa está sempre de portas abertas para ele. Donato pega os pescadores confabulando, mas não consegue ouvir nada. Marcos maltrata Ruth/Raquel, vociferando o desprezo que sente. Malu e Alaor chegam de viagem. Virgílio deixa Malu enfurecida ao comunicar que vendeu a fazenda: “Tua palavra não vale nada”.
Os pescadores comemoram quando Floriano conta que Marcos está comprando uma frota de barcos e todos terão melhores condições de trabalho. Malu nota que Ruth/Raquel está mais amável. Em conversa com Floriano, Isaura muda de comportamento e passa a condenar que Ruth assuma a identidade Raquel: “Quero só ver quando ela tiver que dar à luz”. Floriano se revolta com a mulher, que escondeu a gravidez de Raquel e deixou Ruth em maus lençóis.