Aline surpreende a todos com sua presença na igreja. Caio conversa a sós com Aline, que faz a cabeça do rapaz para não se casar. Enzo encontra os objetos e adereços de Anely e confirma que a irmã de Lucinda é a garota do pix. Ademir é atingido por um tiro, assim que se encontra com Dalva.
Irene e Luigi convencem Aline a deixar a igreja. Caio resolve não se casar com Graça e anuncia sua decisão em pleno altar:
Antônio ameaça Caio. Graça cai desmaiada. Petra observa Luigi beijando a mão de Anely. Antônio pensa em destruir Aline. Dalva chama a ambulância para Ademir e sai sem ser vista. Graça vai até a casa de Aline e ameaça a professora: “Agora é guerra. Vou acabar com você e vou ficar com o Caio”. Enzo diz a Anely que descobriu que ela é a dominatrix e confessa que está apaixonado. Caio e Antônio se enfrentam.
Antônio não perdoa Caio
Antônio (Tony Ramos) toma uma decisão radical em relação à sucessão de seus negócios em Terra e Paixão. Cuspindo fogo após Caio (Cauã Reymond) abandonar Graça (Agatha Moreira) no altar, o fazendeiro perde as estribeiras e vocifera que prefere escolher um mendigo de rua para cuidar de suas terras. Até Petra (Débora Ozório) é desprezada por ele.
Quando Aline (Barbara Reis) aparece na igreja, Caio fica atordoado. “Por que que você veio aqui bonita desse jeito, Aline? É pra me deixar doido de uma vez? Pra eu acabar com o casamento?”, pergunta ele, ao puxar a professora para conversar num canto.
“Vim olhar nos seus olhos, antes de você fazer essa asneira com a sua vida. Você pode cuidar do seu sobrinho, sem ter que casar com a Graça”, diz a mocinha, que declara que ama o grosseirão. Diante disso, ele muda de ideia e desiste de trocar alianças com a dona do butique na frente de todos os convidados.
Graça cai desmaiada, enquanto Antônio fica irado com a atitude do filho. “Mas você é um canalha! Eu… eu vou te matar, Caio!”, ameaça o vilão. O protagonista enfrenta o pai, não volta atrás na sua decisão e some por um tempo. “Será possível? Maldito! Ele vai ter que voltar… E me enfrentar! Aí, vai ver! Mas acabou! Ele não vai ser mais meu sucessor!”, decreta o marido de Irene (Gloria Pires).
“Eu disse, o melhor é dar a sucessão para a Petra!”, lembra a ex-prostituta, que acaba levando uma invertida. “O quê? Só se eu estiver fora de mim! A sua filha não tem a menor condição de assumir coisa alguma. É uma chapada irresponsável!”, dispara Antônio, pontuando que a jovem poderia estar na cadeia por ter atropelado Andrade (Ângelo Antônio).
Irene defende a filha, argumentando que ela está se curando do vício em remédios aos poucos, mas o latifundiário não quer nem saber: “Estes filhos… Que decepção! Preferia dar a sucessão para o primeiro mendigo que eu encontrasse na rua do que para esses imprestáveis!”.
Mais tarde, Caio reaparece e os ânimos ficam ainda mais exaltados. O produtor rural afirma na cara do pai que não vai desistir de seu amor por Aline, deixando-o louco da vida. A briga fica feia e Antônio acaba expulsando o primogênito de casa.
VEJA TAMBÉM: Resumo dos capítulos de Terra e Paixão