Marino orienta Petra sobre como atrair Dirceu para a armadilha. Marino enfrenta Antônio. Dirceu se mostra ofendido quando Irene lhe pergunta se ele fez algum mal a Petra na infância. Jonatas alerta Graça para ter cuidado com Dirceu. Antônio procura Tadeu para saber quem matou Sidney.
Irene fica angustiada quando Antônio afirma que o assassino de Sidney e o mandante da morte de Daniel são a mesma pessoa. Petra atrai Dirceu para a beira do rio, e avisa a Marino que o tio caiu na armadilha.
O que acontece com Dirceu?
Em Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) se encheu de coragem para denunciar Dirceu (Eriberto Leão). Marino (Leandro Lima) ouviu o relato sobre os abusos sofridos pela jovem, mas avisou que precisa de provas para prender o tarado preventivamente. Para isso, o delegado instrui a agrônoma a arrancar uma confissão dele durante um passeio, levando consigo uma escuta eletrônica escondida.
A missão torna-se um tormento para Petra. Em uma cachoeira, Dirceu relembra sem pudores os piores dias do passado da filha de Antônio (Tony Ramos). “Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d’água… E depois, a gente… Você sabe… Gostava, sim. Confessa que você está louca de saudade mim e dos meus abraços”, diz ele.
Desesperada, Petra se debate e chora, o que só aumenta a vontade de Dirceu em forçar o abraço. Nisso, ela detona: “Por muito tempo eu não conseguia me lembrar do que você fazia comigo, era como se a minha memória tivesse sido apagada… Mas agora eu sei que você abusou de mim quando eu era criança, e deve ter feito o mesmo com outras meninas!”.
O irmão de Irene (Gloria Pires), então, confessa: “Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você sempre foi a minha predileta!”. Ele insiste em tocar Petra, que grita pela ajuda de Marino. Dirceu saca que aquilo é uma armadilha e fica enfurecido. “Ah, sua maldita, eu vou te matar, vou acabar com você! Agora você vai morrer!”, esbraveja ele, tentando afogar a sobrinha.
A mocinha morde o estuprador e corre para os braços de Caio (Cauã Reymond). Dirceu foge do local, mas logo é capturado. Depois, na delegacia, ele ainda enfrenta a fúria de Antônio, que aparece para lhe dar uma surra. Irene também solta os cachorros em cima do irmão: