Cara e Coragem conseguiu a proeza de dar menos audiência que Além da Ilusão, no último sábado (16). Isso evidencia que a novela protagonizada por Paolla Oliveira e Marcelo Serrado ainda não pegou o público, o que já é motivo de preocupação na Globo.
Prestes a entrar em seu último mês de exibição, a novela das seis teve um capítulo decisivo, mostrando a reação da mocinha Isadora (Larissa Manoela) descobrindo que Davi/Rafael (Rafael Vitti) é o mágico que namorou sua falecida irmã e que, supostamente, a matou.
Com isso, Além da Ilusão conseguiu reunir mais público na frente da TV que a novela das sete, anotando 18,1 pontos de média na Grande São Paulo. Já Cara e Coragem, mesmo indo ao ar em um horário com maior incidência de televisores ligados, registrou 17,1 pontos, alçando seu pior desempenho desde que estreou.
Uma produção da faixa das sete dar menos audiência que o folhetim das seis é historicamente raro de acontecer e, por isso mesmo, nunca foi considerado um bom sinal. É um problemão.
Além de ir mal nos números, que vêm caindo uma semana após a outra, Cara e Coragem tem se mostrando uma decepção em termos de repercussão. Não se fala na novela, ao contrário de Além da Ilusão e Pantanal, que são assunto nas redes sociais.
Medidas já estão sendo tomadas para tentar emplacar a história de Claudia Souto. A Globo passará a incrementar as chamadas da novela nos intervalos da programação e convidar atores do elenco para transitar por atrações como Encontro e Mais Você como forma de divulgação.
A operação para reverter a situação de Cara e Coagem, cujo mote é a misteriosa morte de Clarice (Taís Araújo), é considerada fundamental. Isso porque a trama foi projetada para ficar no ar até janeiro de 2023, e a Globo não quer lidar com um fracasso até lá.
Veja também | Herança de renomada atriz deixou família em pé de guerra e Justiça bateu martelo
Discussão sobre este post