O autor Walcyr Carrasco decidiu antecipar a grande reviravolta que já estava prevista para acontecer em Terra e Paixão: a morte de Daniel (Johnny Massaro). Nos capítulos que vão ao ar no começo de julho, o mocinho sofre um acidente de carro que o deixa em coma, e acaba vindo a falecer dias depois. A tragédia acontece cerca de 20 capítulos antes do programado.
As gravações desse plot já foram iniciadas neste último sábado (17), com cenas do personagem intubado no hospital, de acordo com o site Notícias da TV. Já para a sequência do acidente, a equipe de produção está trabalhando em conjunto com especialistas em efeitos visuais, de modo a garantir a intensidade e o realismo pedido pelo texto.
Além da morte de Daniel, outros trunfos que o autor estava guardando devem pintar logo em seguida, com o incremento de novos artifícios inclusive. Irene (Gloria Pires), por exemplo, despedaçada com a perda do filho, passa a ter um ódio descomunal por Caio (Cauã Reymond), culpando-o pela desgraça que aconteceu, e busca se vingar.
Algo que agora vai acontecer e não estava programado é o interesse de Graça (Agatha Moreira) por Caio (Cauã Reymond). Sem o noivo, a patricinha golpista afia suas garras para cima do outro herdeiro dos La Selva. Ao engravidar de Marino (Leandro Lima), ela sustenta a mentira de que o filho que espera é de Daniel.
Como Daniel morre?
Já a partir dos capítulos desta semana, Daniel começa a apresentar um perfil mais ambicioso, querendo a qualquer custo o trono de Antônio (Tony Ramos), a tão falada sucessão. Com isso, o público deve criar um certo ranço do personagem e aceitar melhor sua morte. A tragédia acontece após o advogado finalmente descobrir que, assim como ele, Caio também está apaixonado por Aline (Barbara Reis).
O rapaz começa a brigar com o irmão não só pelo coração da protagonista, mas também pelos negócios da família. Quando Daniel é escolhido como sucessor do pai, o mocinho vivido por Cauã Reymond se revolta e usa a caixa de segredos que recebeu de Cândida (Susana Vieira) para uma revanche. Ele leva o filho de Irene até o bar e escancara o passado da madrasta como prostituta, entre outros segredos mais cabeludos.
Daniel fica transtornado com a descoberta e sai do local sem rumo, batendo o carro em uma árvore no meio do caminho. Ele morre dias depois no hospital.
Sacudida para espantar o flop
Inicialmente, havia a possibilidade de Walcyr Carrasco optar por não matar Daniel. O autor, entretanto, resolveu seguir o plano original e usar a fatalidade para chacoalhar de vez a trama de Terra e Paixão, com o objetivo de levantar a audiência, que segue abaixo do exigido pela Globo. Até agora, após seis semanas de exibição, a novela com pegada agro tem média geral de 24,5 pontos, apenas 1 ponto a mais do que a fracassada Travessia (2022) obteve no mesmo período.
Com a reviravolta, o dramaturgo também almeja colocar a produção das 21h na boca do povo, assim como fez com A Dona do Pedaço (2019). Por enquanto, sua história não garantiu boa repercussão, nem alto engajamento nas redes sociais. Nesse quesito, aliás, fica atrás de Vai na Fé. Sucesso na faixa das 19h, a novela estrelada por Sheron Menezzes está indo melhor inclusive no Globoplay — nesse momento, é o produto mais consumido da plataforma de streaming.