Nova novela das 21h, Terra e Paixão completou um mês no ar nesta quinta (8), mas ainda não conseguiu atingir o patamar de audiência esperado pela Globo, que almeja ver a faixa voltando a anotar pelo menos 30 pontos. Até agora, a trama acumula uma média geral de 24,3 pontos na Grande São Paulo, algo que é aceito para uma produção das 19h.
Embora esse resultado esteja um ponto acima do desempenho de sua antecessora, a fracassada Travessia (2022), durante o mesmo período, em comparação com Pantanal (2022), a queda é significativa. Considerado o último sucesso do horário, o folhetim de Juma (Alanis Guillen) registrou uma média de 27,5 pontos em seu primeiro mês de exibição.
Em contrapartida, a Globo encontra razões para se animar, uma vez que a audiência de Terra e Paixão tem apresentado uma curva de crescimento, ao contrário do que ocorreu com o dramalhão de Gloria Perez. Na semana de 29 de maio a 3 de junho, a novela atingiu 25,1 pontos, marca que Travessia só veio a alcançar em suas últimas semanas.
Além disso, o Plim Plim já está faturando mais com a saga de Aline (Barbara Reis) do que com as aventuras de Brisa (Lucy Alves). Enquanto a anterior tinha apenas dois contratos publicitários, a atual soma cinco, de acordo com matéria do site Notícias da TV. A Ambev, por exemplo, quer aproveitar a temática sertaneja da trama para fortalecer a marca Brahma.
Fracasso ou sucesso?
A Globo avalia internamente que uma concorrência desleal possa ter afetado o desempenho inicial de Terra e Paixão: as transmissões de jogos de futebol na TV por assinatura, incluindo clássicos com times renomados como Flamengo, Corinthians e Fluminense, certamente atraíram parte do público justamente no horário da novela.
O canal acredita que o cenário deve ser logo superado, apostando as fichas na competência do autor Walcyr Carrasco, conhecido por envolver o público com suas histórias populares e cheias de reviravoltas. Lembrando que todas as suas novelas às 21h foram grandes sucessos. A Dona do Pedaço (2019), a mais recente, por exemplo, cravou 36 de média geral.
Por enquanto, a Globo já comemora outro ótimo sinal de que Terra e Paixão deve engrenar. Um monitoramento feito pela emissora nas redes sociais revelou um crescimento de 40% nos comentários positivos no Twitter e no Instagram em comparação com Travessia, o que evidencia o potencial de engajamento da jornada da viúva que quer plantar e colher.
Hoje em dia, o canal dá grande importância para o que o público está falando nas redes sociais, pois isso também conta na hora de vender merchandising.
De qualquer forma, emplacando ou não, Terra e Paixão só sai do ar em janeiro do ano que vem, após mais de 220 capítulos, tornando-se assim a maior novela da Globo desde Amor à Vida (2013). Para substitui-la, é aguardado um remake de Renascer (1993), obra de Benedito Ruy Barbosa, tendo em vista o sucesso feito por Pantanal.
Saiba mais | Confira aqui o resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão