Tadeu elogia as cabeças de gado de Tenório, sem saber que o pai de Guta roubou os animais da fazenda de José Leôncio. Mariana não aceita o convite de Irma para ir ao Pantanal.
Nayara e Gustavo voltam para casa. Guta diz aos pais que não vai se casar com Tadeu. Tadeu discute com José Leôncio e exige do pai o dinheiro pelo seu trabalho como peão.
Trindade assegura a Tibério que Irma não gosta mais de José Lucas. Irma e Gustavo conversam sobre a situação de Mariana. Juma recusa a visita de José Lucas a sua tapera.
Zefa afirma a Tadeu que Guta não o ama e que o interesse de Tenório é pelos bois de José Leôncio. Tenório diz a Maria Bruaca que o casamento de Guta não dará certo.
Juma grávida
Juma (Alanis Guillen) descobrirá que está grávida nos próximos capítulos de Pantanal. A mocinha, que sempre rejeitou a ideia de ser mãe, terá uma filha de Jove (Jesuita Barbosa), que será a reencarnação de Maria Marruá (Juliana Paes).
O Velho do Rio (Osmar Prado) é quem vai dar a notícia à sua protegida, com seu jeito enigmático habitual. A mocinha vai querer saber se uma onça que foi encontrada morta era a sua mãe e ouvirá a entidade assegurar que não.
“Onde é que ela tá agora?”, questionará Juma, que a essa altura está aflita com o sumiço do bicho que rondava sua tapera. “Você não sabe?”, provocará o curandeiro. “Claro que não sei, Velho. Me fala”, pedirá ela.
“Para certas perguntas, não existe resposta. Mas você cuide bem dessa oncinha que você tá trazendo na sua barriga. Inté, Juma”, finalizará o personagem de Osmar Prado, deixando a resposta nas entrelinhas.
Nas cenas seguintes, conversando com o namorado, a nora de José Leôncio (Marcos Palmeira) já terá entendido o que o Velho quis dizer. “A minha mãe tá voltando”, afirmará ela. “Como assim voltando?”, perguntará Jove, sem entender.
“Aqui, ó. Na minha barriga. Vai ser filha nossa. Minha mãe vai voltar pra mim”, dirá Juma. Tempos depois, a jovem dará à luz e resolverá chamar a menina de Maria Marruá Leôncio.