A próxima novela das 18h da Globo, “Além da Ilusão”, estreia dia 7 de fevereiro no lugar de “Nos Tempos do Imperador”, com assinatura de Alessandra Poggi (autora de “Os Dias Eram Assim“) e direção de Luiz Henrique Rios.
A trama se passa em Campos dos Goytacazes, interior do Rio, entre 1934 e 1944. Começa em Poços de Caldas (MG), com a admiração da pequena Isadora (Sofia Budke) pelas mágicas do ilusionista Davi (Rafael Vitti).
A menina é filha do poderoso Matias (Antônio Calloni), um juiz, e de Violeta (Malu Galli), tendo como irmã mais velha a bela Elisa (Larissa Manoela), prestes a completar 18 anos. Já Davi é órfão de pai e mãe e aprendeu seus truques de mágica com o avô. Em sua andança pela cidade, o rapaz conhece Elisa e os dois se apaixonam um pelo outro.
Matias, contudo, não aprova o romance e trama para separar o pobretão de sua filha. Assim, uma trágica reviravolta provoca a morte inesperada de Elisa, levando Davi à prisão injustamente, acusado de assassiná-la. Após 10 anos, o jovem foge do presídio com seus truques de mágica e decide provar sua inocência.
Já Matias perde totalmente a razão depois da morte da filha e deixa de trabalhar. Assim, a família se muda para Campos dos Goytacazes, levando Violeta a assumir o comando da fazenda do pai Afonso Camargo (Lima Duarte), junto à sua irmã, Heloísa (Paloma Duarte). As irmãs se tornam sócias de Eugênio (Marcello Novaes) e abrem uma fábrica de tecelagem na região.
Passados esses 10 anos, a tecelagem é uma das principais fontes econômicas da cidade. O antigo engenho de cana sedia uma vila operária. Isadora (agora vivida por Larissa Manoela) cresceu e se tornou uma moça muito semelhante, fisicamente, a Elisa. A jovem, contudo, não se lembra mais do rosto de Davi. Ela torna-se noiva de Joaquim (Danilo Mesquita), a quem conheceu quando criança.
A protagonista deseja muito mais se tornar uma renomada modista do que uma mulher casada. Já Joaquim, afilhado de Eugênio e filho da ambiciosa Úrsula (Bárbara Paz), quer apressar seu casamento para colocar as mãos na fortuna da noiva. No entanto, um reencontro entre Isadora e Davi muda os rumos da história. O ilusionista consegue entrar, clandestinamente, em um trem para fugir da polícia, mas a viagem é interrompida por um acidente.
Mesmo ferido, o rapaz usurpa os documentos de outro passageiro, aparentemente morto, para evitar voltar para a cadeia. Com a nova identidade, ele se torna o mais novo funcionário da tecelagem. Sem saber que os proprietários são a família de Elisa, ele segue sua viagem e dá de cara com Dora, idêntica à sua falecida amada. O rapaz não tarda a se apaixonar pela mocinha, e passa a fazer de tudo para protegê-la das maldades de Joaquim, adiando seu desejo de provar sua inocência.
Esta será a primeira novela de Larissa Manoela na Globo, depois de despontar como uma célebre atriz mirim na década passada no SBT, encarnando as protagonistas dos remakes de “Carrossel” (2012) e “Cúmplices de um Resgate” (2016).
Discussão sobre este post