Dia 28 de março, a Globo levará ao ar o primeiro capítulo de “Pantanal”, a nova novela das 21h, inspirada na trama original da TV Manchete, exibida em 1990. Escrito por Bruno Luperi e com supervisão de Benedito Ruy Barbosa, o folhetim terá a missão de recuperar a audiência do horário, em baixa com “Um Lugar ao Sol”. Conheça, abaixo, a história de “Pantanal”.
Joventino Leôncio (Osmar Prado), o maior peão do Pantanal, sumiu sem deixar vestígios, abandonando seu filho José Leôncio (Renato Góes). Este, durante uma viagem ao Rio, se encanta por Madeleine (Bruna Linzmeyer), com quem se casa. Os dois se mudam para o Pantanal e têm um filho, Jove. A moça, contudo, não se adapta à vida no campo, sente saudades da agitação da cidade e ainda precisa conviver com a empregada Filó (Letícia Salles/Dira Paes), em quem não confia.
Madeleine tem ciúmes da relação entre o marido e a funcionária, e não entende o relacionamento de José Leôncio com o filho de Filó, Tadeu. O que ela não sabe é que a empregada fora garota de programa nas vilas onde passavam comitivas de peões, e que teve um caso com seu marido durante uma viagem. É então que Madeleine volta para a mansão de sua família no Rio, carregando consigo o pequeno Jove, que cresce acreditando que o pai havia morrido.
Zé Leôncio continua enviando dinheiro para ajudar a custear a criação do herdeiro, mas encontra em Tadeu um novo filho. Mais tarde, o fazendeiro descobre que o garoto é, de fato, sangue do seu sangue. Apesar de feliz com a descoberta, Zé Leôncio decide guardar a informação em segredo, tratando Tadeu publicamente como um mero afilhado.
Mais de vinte anos se passam e Jove (Jesuíta Barbosa) decide ir ao Pantanal encontrar suas origens quando descobre que José Leôncio (Marcos Palmeira), seu pai, está vivo. Apesar de felizes com o reencontro, pai e filho não conseguem se entender, pois existe um abismo de diferenças culturais entre ambos. O filho legítimo precisa lidar com o ciúme de Tadeu. Mais tarde, surge outro filho perdido de José Leôncio: José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
A história de amor central da novela é entre Jove e Juma Marruá (Alanis Guillen). Filha de Maria (Juliana Paes), a moça é um verdadeiro bicho do mato. De personalidade forte e arredia, Juma, diz a lenda, se transforma em onça.