Nesta segunda (10), a Globo leva ao ar o primeiro capítulo de Travessia, nova novela das 21h. Escrita por Glória Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, a trama gira em torno de Brisa (Lucy Alves), mulher batalhadora que vive um romance, desde a infância, com Ari (Chay Suede), no interior do Maranhão.
O relacionamento não é visto com bons olhos por Núbia (Drica Moraes), a superprotetora mãe do rapaz, que acredita que ele merece coisa melhor na cidade grande. Arquiteto graduado, Ari, com a ajuda do mentor Dante (Marcos Caruso), se dedica à preservação do patrimônio histórico do estado. Já Brisa é uma jovem órfã. Os dois acabam noivando e tendo um filho, Téo.
No dia do casamento dos apaixonados, contudo, Ari recebe uma proposta de ir para o Rio, com o objetivo de investigar os passos da construtora Guerra, a qual planeja derrubar um casarão histórico do Maranhão para edificar um shopping no lugar. Brisa pretende ir ao encontro do amado, mas quando percebe que ele está diferente, fica aflita. O problema se dá pelo fato de o arquiteto acabar se interessando pela patricinha Chiara (Jade Picon), filha do presidente da empresa, Guerra (Humberto Martins).
Jovem mimada e manipuladora, a milionária fará de tudo para fisgar Ari. Ela é filha adotiva e superprotegida de Guerra, fruto de uma traição de sua falecida mãe, Débora (Grazi Massafera), com Moretti (Rodrigo Lombardi), homem que se tornou inimigo do empresário. No passado, o executivo descobriu a pulada de cerca da esposa através de uma artimanha da vilã Cidália (Cássia Kis), seu braço direito em sua construtora.
Moretti tem um breve envolvimento com a instável Leonor (Vanessa Giácomo). Quando o romance termina, o homem parte para Portugal e marca casamento com a intensa e bem-resolvida Guida (Alessandra Negrini), sua cunhada e mãe do adolescente Rudá (Guilherme Cabral). O jovem, por sua vez, sente-se mais acolhido pela tia Leonor do que pela mãe.
Em dado momento, ainda em Portugal, Rudá, junto com um grupo de jovens, faz uma manipulação de imagem, trocando o rosto de uma sequestradora de crianças pelo de Brisa. A fake news se alastra. Quando está prestes a embarcar para o Rio, a mocinha é identificada por um grupo de populares como a criminosa e passa a ser perseguida.
O caminho da protagonista, então, se cruza com o de Oto (Rômulo Estrela), um hacker que está em São Luis para uma missão secreta. Ela se esconde no porta-malas do carro do galã, sem que ele perceba. Os dois partem, então, para o Rio de Janeiro e Oto se torna um dos principais aliados de Brisa para ajudá-la a provar sua inocência e recuperar sua identidade.
Outra personagem fundamental na trajetória da protagonista é a delegada Helô (Giovanna Antonelli), para quem trabalha como doméstica Creusa (Luci Pereira), madrinha de Brisa. A profissional da lei se empenhará na proteção da jovem maranhense, decidida a desmontar o esquema de crimes virtuais. Helô ainda vive uma relação conturbada com o advogado Stenio (Alexandre Nero), de quem se divorciara mais uma vez – os dois personagens, oriundos de Salve Jorge (2012), chegaram a se casar novamente no último capítulo da trama.
Os dois voltam a ter um relacionamento de tapas e beijos, enquanto o criminalista se envolve com Leonor, prima de Helô, e conta com a ajuda de sua assistente Laís (Indira Nascimento) para tirar da cadeia a maioria das pessoas que a ex-mulher consegue encarcerar.
Discussão sobre este post