Os fãs de “A Dona do Pedaço” podem ficar tranquilos, pois ainda tem bastante novela pela frente. A próxima trama das 21h, contudo, já está em produção. Ela tem estreia marcada para o dia 25 de novembro e se chamará “Amor de Mãe”.
Assinada pela autora estreante Manuela Dias e sob direção de José Luiz Villamarin, a nova produção do horário – que teve o título provisório de “Troia” – chega à programação da Globo após sofrer adiamentos – era para ter estreado em maio, sucedendo “O Sétimo Guardião”. Ventilaram justificativas de que alguns atores do elenco precisavam descansar a imagem, mas a realidade parece ter sido outra.

Manuela Dias é uma jovem cineasta que conquistou a atenção da Globo após duas excelentes séries, “Ligações Perigosas” e “Justiça”, ambas exibidas em 2016. Com o time de autores das 21h desfalcado devido a algumas aposentadorias de veteranos, Manuela foi convidada a escrever sua primeira novela na faixa mais nobre da emissora, um feito inédito: antes, pouquíssimos autores eram chamados a dar expediente no horário, e só recebiam o convite quando se destacavam em outras faixas. Foi o caso de João Emanuel Carneiro, que assinou as duas mais bem-sucedidas novelas das 19h dos anos 2000 antes de ser promovido, em 2008, para escrever “A Favorita”.
O receio em fazer uma aposta tão arriscada obrigou Sílvio de Abreu, o diretor de teledramaturgia diária da Globo, a fazer alterações no texto de Manuela, cuja trama inicialmente apresentada parecia ser sofisticada demais ao horário: o medo era de afugentar o público acostumado a histórias mais simples. Então, para levantar os minguados deixados por “O Sétimo Guardião”, Walcyr Carrasco, mestre em conquistar audiência, foi convocado às pressas. A tática deu certo.
História da novela

O que se sabe até agora sobre “Amor de Mãe” é que a novela girará em torno de três mulheres, com realidades diferentes, mas que veem seus destinos entrelaçados. Do Rio Grande do Norte, Lurdes (Regina Casé) teve quatro filhos: Magno (Juliano Cazarré), Ryan (Thiago Martins), Domênico (Humberto Carrão) e Érica (Nanda Costa).
Há 26 anos, enquanto dava à luz Érica, Lurdes viu o marido Jandir (Daniel Ribeiro) vender Domênico, com 2 anos, para a bandida Kátia (Vera Holtz). Ao descobrir, Lurdes saiu da cidade com os três filhos, determinada a reencontrar o herdeiro vendido. Ela muda-se para o Rio.
A segunda protagonista, Thelma (Adriana Esteves), é viúva há mais de 20 anos e administra um restaurante português, vivendo exclusivamente para o filho Danilo (Chay Suede). Ao passar mal na rua e ser acudida por Lurdes, que a leva a um hospital e se torna sua grande amiga, Thelma descobre que tem um grave aneurisma e pouco tempo de vida. Ela opta por não contar a verdade ao filho e faz uma lista de últimos desejos a realizar.
Já a última protagonista, Vitória (Taís Araújo), é uma advogada bem-sucedida, que defende políticos e empresários de caráter duvidoso, conhecida por ser obcecada pelo trabalho. Ela perdeu um bebê aos seis meses de gravidez, o que destruiu seu casamento com Paulo (Fabrício Boliveira). Ao se envolver com Davi (Vladimir Brichta), Vitória engravida novamente.
O vilão da história é Álvaro (Irandhir Santos), principal cliente de Vitória.
Informações desencontradas

Apesar do apanhado geral de informações encontrado na web ser, resumidamente, este, existem alguns detalhes ainda desencontrados, muito por conta do segredo que a Globo vem fazendo sobre novela. Algumas fontes dão conta de que a personagem de Adriana Esteves é quem criará o filho vendido de Regina Casé, sem saber que a adoção se tratou de uma transação escusa.
Outras informações asseguram que Carrão e Isis Valverde viverão o principal casal jovem da história. Também comenta-se sobre a vilania de Taís Araújo, que seria a suspeita número um pelo assassinato do próprio marido. Merece destaque o núcleo de um rico casal em crise, Murilo Benício e Malu Galli. Ele trairá a mulher com uma ninfeta, cuja atriz ainda não foi divulgada. Boatos dão conta de que a emissora negocia a personagem para Bruna Marquezine. O filho de Benício com Alessandra Negrini, aliás, fará sua estreia em “Amor de Mãe”.
Júlio Andrade, ator tradicionalmente mais voltado a projetos como cinema e séries, vai deixar “Sob Pressão” de lado para se dedicar à novela de Manuela Dias, a convite da própria autora, satisfeita com seu trabalho em “Justiça”.
Leia também:
Saiba quais são as próximas novelas da Globo
Discussão sobre este post