Elizabeth Jhin está de volta! Após a aclamada “Além do Tempo” (2015), a autora volta ao horário das seis em setembro com uma trama de proposta semelhante e não menos ousada: encarnações de personagens do passado e presente se encontrarão, mas agora na mesma linha temporal, tendo como base fundamentos religiosos e fantásticos. Enquanto na novela anterior a história foi repartida em duas fases divididas por séculos distintos, na nova trama a ideia é apresentar as ações ocorrendo simultaneamente.

O folhetim marca a retomada da parceria de sucesso da autora com Alinne Moraes (a vilã da nova trama) e Rafael Cardoso, que agora dividem o protagonismo com talentos da nova geração. O ponto de partida da história se dá quando uma equipe de cinema chega a uma cidade do interior de Minas Gerais para rodar um filme sobre um crime ocorrido há muito tempo no local, mas jamais solucionado. Cristina (Vitória Strada), a estrela do longa, investiga o passado da cidade para mergulhar de cabeça em sua personagem, porém, de forma misteriosa, acaba fazendo uma viagem no tempo e vai parar no passado, na época em que o filme será retratado. Caberá a ela solucionar o mistério e descobrir os segredos que envolvem a morte de Júlia, sua personagem e a vítima real do crime.

A novela também marcará o retorno triunfal de Vera Fischer. Após uma participação especial em “Malhação – Vidas Brasileiras“, a diva terá um papel fixo seis anos após sua última novela inteira, “Salve Jorge” (2012). A ela caberá dar vida a outra estrela, mas do cinema: a deslumbrante Carmo. Já Kéfera Buchmann, youtuber e atriz, fará sua estreia em novelas após algumas passagens pelo cinema. E, ainda, João Vicente de Castro, num papel diferente do malvado Lázaro de “Rock Story” (2016): dessa vez o galã será do bem e apaixonado pela mocinha, disputando seu coração com o personagem de Rafael Cardoso.
A direção artística caberá a Pedro Vasconcelos, promovido na função após inúmeros bons trabalhos como diretor geral, inclusive nas novelas de Elizabeth Jhin. Os primeiros encontros de elenco já começaram e a produção está a todo o vapor. Mariana, cidade de Minas Gerais, palco da maior tragédia ambiental do Brasil, foi escolhida como cenário para a trama. A ideia é incentivar o turismo local e apresentar as belezas da região, resgatando seus valores histórico e mudando a imagem triste que marcou a cidade nos últimos anos.

“Espelho da Vida” será a quinta novela de Elizabeth Jhin como titular no horário das seis. As novelas anteriores da autora também apresentaram linhas temporais distintas numa mesma trama, mas em estruturas diferentes. Tanto em “Escrito nas Estrelas” (2010) quanto em “Amor Eterno Amor” (2012), a volta ao passado foi o recurso utilizado para desvendar as ligações e motivações dos personagens que viviam no presente, mas isso ocorreu somente com as tramas em curso. Já em “Além do Tempo” (2015) foi dedicado mais de 80 capítulos a uma fase inteira no passado, o que obteve grande êxito e aprovação do público. O sucesso foi tamanho que as redes sociais foram contaminadas com pedidos dos telespectadores para que a novela não trocasse de fase. Como a história já estava estruturada para essa virada, não teve jeito: 150 anos se passaram e a novela virou praticamente duas em uma. Ousadia e maestria na condução de suas tramas já são uma marca da autora, que promete repetir a dose a partir de setembro. A conferir!