Considerada uma das novelas de maior sucesso do horário nobre da Globo, Pecado Capital (1975), de Janete Clair, ganhou uma segunda versão, assinada por Glória Perez para a faixa das 18h. A trama atualizada foi ao ar em 1998, quando a morte da “maga das oito” completava 15 anos.
A química irresistível entre os atores Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz em Por Amor (1997), como o casal Nando e Milena, fez com que os dois fossem escalados para protagonizar o remake, como o taxista Carlão e sua noiva Lucinha, papéis originalmente defendidos por Francisco Cuoco e Betty Faria.
O veterano, aliás, esteve na adaptação como Salviano Lisboa, o rico industrial que antes havia sido vivido por Lima Duarte, e que se envolve com Lucinha, quando a moça rompe o noivado com Carlão. No entanto, o estrelismo da então jovem artista atrapalhou o andamento da novela. Os boatos davam conta de que Carolina se recusava a beijar Cuoco em cena, pois sentia nojo do ator.
A novela tornou-se um fiasco de audiência, e o casal não rendeu a química esperada. Para salvar a história, Glória Perez criou uma personagem que não existia na obra original: Laura (Vera Fischer), que se envolve com Salviano. Paralelamente, Carolina seguiu causando mal-estar nos bastidores da trama, em razão de seu temperamento genioso.
Considerado um ator muito discreto e elegante, Cuoco já falou algumas vezes, de maneira bastante sincera, sobre a experiência de ter contracenado com Carolina. “O papel foi um pesadelo. Levei até o fim porque sou profissional, mas para conviver com minha colega, a atriz Carolina Ferraz, tive que procurar um analista”, desabafou o ator ao jornal O Dia, dois anos após o término da novela.
“Ela é intratável. Não quero especular os motivos que a levaram a agir daquela forma. Só posso dizer que Carolina gravou a novela como se estivesse fazendo um favor para todos.”
Em 2006, durante a festa de lançamento da novela Cobras & Lagartos, o veterano voltou a relembrar sua indisposição com Ferraz. “O Du Moscovis foi sacana, nem pra me avisar que ela era tão chata. O problema é que essa moça não tinha um comportamento adequado no trabalho. Eu me perguntava até que ponto ela era do ramo. Atendia o celular na hora da gravação; se estava com sono, ia embora; desrespeitava todo mundo, dos contrarregras à faxineira”, entregou Cuoco aos jornalistas na ocasião.
Sem deixar saudades, Pecado Capital nunca foi reprisada. Em 2013, quando o Viva quis resgatá-la, o público fez até campanha para barrar a reexibição, obrigando o canal a desistir da ideia.
Veja também | Herança de renomada atriz deixou família em pé de guerra e Justiça bateu martelo
Discussão sobre este post