Em “Êta Mundo Bom!” o ator Xande Valois interpretou Claudinho. O personagem era Cadeirante na década de 1940, ele não pode brincar como as outras crianças e ainda é maltratado pela madrasta. Para fazer o papel, Xande Valois sentiu na pele o drama do garoto e teve de se esforçar para lidar com uma cadeira de rodas antiga e pesada.
“Ficar horas sentado na cadeira foi algo que me exigiu bastante. Por ser uma cadeira de rodas de época, bem mais pesada e dura do que as atuais, a própria locomoção na cadeira durante as cenas e os ensaios era difícil”, diz Valois, que tinha 11 anos na época da exibição original da trama de Walcyr Carrasco.
Para a interpretação, Xande fez uma preparação especial para saber mais sobre a vida de pessoas cadeirantes. Frequentou a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), conheceu casos de pessoas que vivem com deficiências e até se inspirou em um garoto cadeirante e paciente da instituição, Pedro Henrique Moura.
Por sua condição de saúde e por ter uma madrasta terrível (Ilde, interpretada por Guilhermina Guinle), o ator Xande Valois virou o xodó das telespectadoras idosas quando interpretou Claudinho.
“Desde o começo, o público sempre foi muito emotivo, pois, além de cadeirante, o Claudinho sofria maus-tratos da madrasta. Muitas senhoras me paravam na rua, no supermercado, para dizer que queriam botar a Ilde pra correr, que queriam me defender dela”, lembra o intérprete.
Nos dias de hoje
Hoje, no entanto, os comentários do público em relação a ele são sobre como o garoto cresceu. Atualmente, Valois está com 15 anos e costuma postar fotos sem camisa nas redes sociais.
Discussão sobre este post