1 mês atrás

Morre Leonardo Villar, ator de ‘Laços de Família’ e ‘Passione’

Por José Miguel Toledo

Morreu nessa sexta (3) o ator Leonardo Villar, 96 anos, em São Paulo, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

Com extensa carreira no teatro, no cinema e na televisão, Leonardo era um dos mais célebres nomes de sua geração. O ator não se sentiu bem na noite de quarta (1) e foi internado na UTI no dia seguinte. Seu corpo será cremado e não haverá velório em razão da pandemia do novo coronavírus.

Nascido em Piracicaba, interior paulista, em 1923, Leonardo Villar ganhou notoriedade ao encarnar o personagem Zé do Burro no filme “O Pagador de Promessas” (1962).

O longa-metragem foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o Palma de Ouro no Festival de Cannes. Antes de ganhar as telas de cinema, o texto de Dias Gomes já havia sido feito para o teatro, onde Villar era o mesmo personagem.

Leonardo Villa e Gloria Menezes em ‘O Pagador de Promessas’, de 1962. Foto: Divulgação

No cinema, o ator se destacou em produções como “Lampião e o Rei do Cangaço”, “Chega de Saudade” e “Brava Gente Brasileira”. Também solidificou carreira nos palcos de teatro. Depois de oito anos no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), estreou como ator profissional sob direção de Bibi Ferreira na CDN – Companhia Dramática Nacional – com o cartaz “A Raposa e as Uvas”.

Na TV, Leonardo Villar atuou em mais de 30 novelas, sendo destaque em “Barriga de Aluguel” (1990), como o religioso Ezequial, pai da mocinha Clara (Cláudia Abreu), que não aceita quando a filha aceita ser barriga de aluguel de um casal.

Leonardo Villar ao lado de Aracy Balabanian em ‘Passione’. Foto: Divulgação

Em 2002, Villar foi o reitor da universidade fictícia de “Coração de Estudante”, Ronaldo Rosa. Dois anos antes, brilhou no horário nobre como Pascoal, o pai da garota de programa Capitu (Giovanna Antonelli) em “Laços de Família”.

Seu último trabalho na TV foi em “Passione” (2010), como Antero. Na novela de Sílvio de Abreu, ele fazia parte de um núcleo bem-humorado e era o marido traído da fogosa Brígida (Cleyde Yáconis), mas que refazia sua vida ao reencontrar uma ex-noiva da época de juventude, a italiana Gemma (Aracy Balabanian).

Nosso Instagram 😉

Seguir