No final de “O Cravo e a Rosa”, Batista (Luis Melo) abrirá mão de seu sonho de se eleger prefeito de São Paulo em nome de seu amor por Joana (Tássia Camargo). O banqueiro teme ter sua reputação manchada por um escândalo caso a sociedade paulistana descubra seu envolvimento a humilde lavadeira, o que o levou a esconder o romance de todos durante uma década.
Além da preocupação de ter seus negócios arruinados pelo possível falatório, o milionário também precisa do apoio incondicional dos líderes de seu partido político, como forma de ser escolhido como o candidato da legenda para a eleição da prefeitura de São Paulo.
Após descobrir que o amado mentia para ela ser um simples caixeiro-viajante por vergonha, Joana decidiu não mais perdoá-lo e até traçou um plano: levou seus filhos para a fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis), com a conivência de Catarina (Adriana Esteves), e mentiu que entregou as crianças para uma família qualquer. O remorso fará Batista, pouco a pouco, amolecer seu coração e perceber que gosta mais da mulher e dos filhos do que da política.
Nos próximos capítulos da novela de Walcyr Carrasco, o ricaço fará de tudo para tentar reconquistar a amada, mas ela será irredutível. A ambição do banqueiro também o fará se casar com Marcela (Drica Moraes), já que acredita que uma dama elegante como ela ao seu lado pode ser um excelente cartão-postal para apresentar ao seu partido político.
Nos capítulos finais da trama, contudo, Batista abrirá mão de sua candidatura à prefeitura quando avistar, durante um comício, Joana e as crianças. Ele vai declarar seu amor pela lavadeira diante de todos.
“Para ser eleito, eu teria que negar minha família. Por isso, eu não quero esse sonho da vida política. Eu quero meu amor”, declarará o pai de Catarina.
O candidato descerá do palanque e tascará um beijão na amada, a quem levará para morar em sua mansão. Já Marcela, depois de ser desmascarada e se divorciar de Batista, acabará sem direito a um centavo do ex-marido, tendo que sobreviver de trambiques junto com Heitor (Rodrigo Faro).
Discussão sobre este post