Cada vez mais enlouquecido, Tenório (Murilo Benício) contratou um assassino de aluguel para dar cabo de uma lista extensa de vítimas em Pantanal. A chacina inclui Maria Bruaca (Isabel Teixeira), José Leôncio (Marcos Palmeira) e José Lucas (Irandhir Santos).
Solano (Rafa Sieg) já deu um tiro no filho mais velho do protagonista, mas o ex-caminhoneiro sobreviveu graças ao Velho do Rio (Osmar Prado). Desconfiado da presença do criminoso, Roberto (Cauê Campos) acabou morrendo pelas mãos do bandido, levando o pai ao desespero. Mas nem mesmo o sofrimento transformará Tenório em uma pessoa melhor e ele insistirá em continuar o banho de sangue pela região.
No entanto, o boato sobre as intenções do grileiro chegarão aos ouvidos de José Leôncio pela língua de Zefa (Paula Barbosa). Para tirar a história a limpo, Alcides (Juliano Cazarré) e Zaquieu (Silvero Pereira) vão capturar o assassino de aluguel, mas Renato (Gabriel Santana) acabará resolvendo o imbróglio, fazendo a empregada passar por mentirosa.
Como forma de despistar as suspeitas, Solano se mudará para a tapera abandonada de Juma (Alanis Guillen). Lá, ele vai receber uma visita reveladora do personagem de Osmar Prado, que advertirá que o jagunço pare de derramar sangue ou, caso contrário, será ele mesmo a vítima de suas próprias maldades.
Em busca do Velho do Rio, Juma voltará para sua antiga casa, já sentindo as primeiras contrações do parto de sua filha, e vai dar de cara com Solano. “Vai s’embora daqui, seu mardito… Vai s’embora! Me dexa tê a minha cria em paiz!”, pedirá ela.
O sujeito, contudo, ameaçará acabar com a vida da gestante: “Eu já matei muita onça nessa vida. E sabe quar o jeito que eu mais gosto? C’um tiro no bucho…”. Nisso, o Velho surgirá do lado de fora da tapera e começará a murmurar palavras de incentivo para sua protegida. “Acorda, Juma… Levanta como uma marruá! Luta como a guerrêra que ocê é”, dirá a entidade.
Juma se transformará em onça e se embrenhará na escuridão, deixando o matador apavorado. Ele quase cairá duro ao ver o animal selvagem na sua frente, prestes a devorá-lo. Nervoso, ele deixará sua arma cair e ficará sem nenhuma defesa, virando presa fácil para a fera.
A onça avançará para cima de Solano, cravando os dentes em seu pescoço. O crápula não terá nenhuma chance. Depois, ainda encantada, Juma arrastará o corpo do pistoleiro para as águas do rio, em cenas que vão ao ar na próxima quinta-feira (22).
Discussão sobre este post