A atriz Florinda Meza revelou que a TV Globo ofereceu a Roberto Bolaños (1929-2014) uma oferta milionária para adquirir os direitos literários do icônico seriado Chaves. A declaração da intérprete de Dona Florinda foi feita em entrevista ao programa mexicano La Saga.
De acordo com a artista, que foi esposa de Bolaños, criador da atração e responsável por dar vida ao protagonista da história, isso aconteceu em 1996. A emissora ofereceu 10 milhões de dólares por um contrato que duraria uma década.
A proposta não vingou, entretanto, pois a Globo não tinha intenções de exibir a série, mas criar produções baseadas nos roteiros de Chespirito. Florinda contou que o marido preferiu manter sua fidelidade à Televisa, canal responsável pela produção do seriado.
Na época, Chaves era um dos programas de maior popularidade do SBT, e tamanho sucesso incomodava o canal líder de audiência, que havia acabado de encerrar o humorístico Os Trapalhões.
Em 2018, após a morte de Bolaños, a Globo conseguiu finalmente negociar a compra dos direitos de exibição de Chaves e Chapolin. Os seriados foram ao ar no canal pago Multishow, tendo ainda como bônus episódios inéditos no Brasil.
A alegria dos fãs, contudo, durou pouco. Em 2020, os programas clássicos criados por Bolaños deixaram de ser exibidos no mundo todo, em razão de um desacordo entre a Televisa, dona das fitas, e o Grupo Chespirito, detentor dos roteiros.
Discussão sobre este post