Aos 50 anos, Reynaldo Gianecchini não guarda boas lembranças de Laços de Família (2000), sua primeira novela. Embora tenha sido o trabalho que o tornou nacionalmente conhecido, o folhetim de Manoel Carlos representou uma fase difícil para o ator, que teve que lidar com críticas ao seu desempenho em cena e uma exposição enorme.
Gianecchini relembrou a experiência em entrevista ao podcast Café com Mussi, do ex-BBB Rodrigo Mussi, nesta segunda (21):
“Laços de Família foi um sucesso incrível, mas ninguém imagina como foi difícil para mim. Minha vida virou para outro lugar, virei pessoa pública e era um ator inexperiente, fazendo uma coisa daquela envergadura”, declarou.
Estreando na telinha aos 28 anos, após trilhar uma carreira como modelo, o galã encontrou dificuldade para se adaptar: “Minha cabeça estava zoada. Aquele ano foi super difícil, de desconforto. Lembro de ir trabalhar quase que humilhado no estúdio, como se todo mundo estivesse olhando para mim e pensando ‘tadinho dele’. Depois de dez anos, na época do câncer, eu estava lá pleno”.
Essa não é a primeira vez que Reynaldo Gianecchini comenta suas frustrações em Laços de Família. Em 2019, na ocasião da reprise da novela no Vale a Pena Ver de Novo, ele disse ao jornal O Globo: “Fiquei muito mal, me criticando demais. Realmente achando uma merda o trabalho”. O ator recordou que viu ao primeiro capítulo sozinho em um quarto de hotel, sem ninguém do lado para criticá-lo.
“Quando meu personagem entrou, fui afundando na cama. Disse: ‘Minha voz é assim? Não vai dar certo’. […] Pensei: ‘Não dou para a coisa, não tem jeito, não sei como faço. Vou ligar e falar que não vou mais amanhã’.”
Gianecchini tinha um papel central na trama — o que aumentava ainda mais sua responsabilidade —, vivendo um triângulo amoroso com as personagens de Vera Fischer e Carolina Dieckmann, mãe e filha na história. Com a segunda, o ator chegou a se desentender nos bastidores, como ele próprio relembrou anos depois. “A gente teve uma faísquinha no começo. Quase que o santo não bateu. Não da minha parte, é claro. Cheguei muito humilde, e a Carolina acho que não gostou muito de cara”, contou ele em entrevista para o Viva, em 2016.
“Hoje em dia, a gente é amigo e já falou muito disso. Ela fala ‘É, no começo eu tinha uma resistência com você, sim. Não acreditava muito em você, achava que você não tinha experiência, que nem era tão bonito assim. Esse branquelão tá fazendo o que aqui?'”, contou ele, aos risos.
Após Laços de Família, Gianecchini se estabeleceu na carreira de ator e fez mais 11 novelas na Globo, sendo A Dona do Pedaço (2019) a última até então. Atualmente divulgando o filme Uma Família Feliz, ele comentou em entrevista ao UOL que não pretende mais se dedicar tanto assim ao gênero televisivo e deseja dar mais atenção ao cinema: “Este filme é um dos começos de uma fase minha que vai ser bem diferente. Não quero fazer mais muito novela. Escolhi agora me desafiar em outros lugares”.
Casamento
No papo do podcast, Reynaldo Gianecchini também falou de sua vida particular, especialmente sobre seu casamento de quase 8 anos com a jornalista Marília Gabriela. “Nossa parceria é pra vida e de alma. Sempre fui de me relacionar muito, mas depois da Marília foi difícil. Estou solteiro já um tempão. Tive só um relacionamento forte depois dela e não foi um casamento. Desde então não tive mais. Acho que tem que ser um encontro. Sou um cara muito independente. Está tudo bem estar sozinho”, disse.
Nesta terça (22), Marília aproveitou para fazer uma declaração fofa em resposta ao ex-marido no Instagram. “Ah… Baixinho… Giane da minha vida, ficou difícil por aqui também. Para ilustrar definitivamente o que ficou em mim de nossa relação, vou usar um pensamento alheio… e sábio. ‘O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecerá para sempre’. (Goethe)”, escreveu ela.
Veja também | 10 famosos que já confessaram ter paixão platônica por outra celebridade