A Globo mudou os planos e cancelou a volta de Salve Jorge (2012). A partir do início de dezembro, Paraíso Tropical (2007) substituirá Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo. A informação é da coluna Play, do jornal O Globo.
A reprise de Salve Jorge, que vinha sendo bastante comentada nas redes sociais, havia sido divulgada pelo Notícias da TV. O site apura agora que a troca está sendo bancada por Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, que avalia que a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares tem melhores chances de atrair audiência no verão. Paraíso Tropical é ambientada nos cartões postais do Rio de Janeiro.
De acordo com a publicação, a equipe de programação da emissora já tinha até começando o trabalho de edição da saga de Morena (Nanda Costa) quando veio a nova ordem. Internamente, houve quem alegasse que a novela cujo maior destaque é a garota de programa Bebel (Camila Pitanga) precisa de muitos cortes, pela abordagem de temas espinhosos, como prostituição e turismo sexual, mas o martelo foi batido mesmo assim.
Camila Pitanga, aliás, também foi apontada como outro forte motivo para a escolha de Paraíso Tropical. É que ela aparecerá em breve como grande vilã de Beleza Fatal, a primeira novela da HBO Max. Se a produção da concorrente for um sucesso, a Globo pode surfar na onda ao reprisar o folhetim que foi um divisor de águas na carreira da atriz.
Exibida há 16 anos, Paraíso Tropical ainda não havia ganhado reprise na tela da Globo. Na verdade, as chances de isso acontecer eram remotas, considerando que sua exibição original não foi um estouro, tendo enfrentado inclusive dificuldade para cativar o público no começo. A história, porém, entrou nos trilhos com o tempo, especialmente por causa do casal de “catiguria” Bebel e Olavo (Wagner Moura), que acabaram roubando a cena dos mocinhos tradicionais interpretados por Alessandra Negrini e Fábio Assunção.
Em 2021, a obra pintou no canal pago Viva, com boa performance nos números e engajamento na internet.
Relembre a trama
O mote central da história está na rivalidade das gêmeas Paula e Taís (Alessandra Negrini). Enquanto a primeira é uma mulher honesta e batalhadora, a segunda é ambiciosa e manipuladora. As duas foram separadas na infância e cresceram em realidades diferentes, sem se conhecerem. Logo nas primeiras cenas, a mocinha se apaixona por Daniel (Fábio Assunção) e faz planos de uma vida feliz, mas o romance enfrenta tropeços por todos os lados.
O primeiro golpe é dado por Olavo (Wagner Moura), um sujeito que morre de inveja de Daniel, que é tratado como um filho pelo ricaço Antenor Cavalcanti (Tony Ramos). O bom moço é o favorito para suceder o empresário no comando dos negócios, mas nem imagina que tem um inimigo ardiloso querendo puxar o seu tapete. Mais tarde, Taís chega para se aliar ao vilão. No entanto, a grande parceira dele acaba sendo Bebel, com quem vive um amor bandido.
Elenco
Além dos já citados, Paraíso Tropical reúne um grande elenco: Gloria Pires, Bruno Gagliasso, Vera Holtz, Isabela Garcia, Marco Ricca, Renée de Vielmond, Marcello Antony, Reginaldo Faria, Débora Duarte, Yoná Magalhães, Hugo Carvana, Beth Goulart entre outros. Conta ainda com participações de Susana Vieira, Isis Valverde, Deborah Secco, Maria Fernanda Cândido e Mariana Ximenes.