A Globo decidiu encurtar Travessia. Insatisfeita com a baixa audiência e a falta de repercussão da novela das 21h, a emissora irá encerrá-la duas semanas antes do previsto e adiantará a trama substituta. Pela nova resolução, o dramalhão de Brisa (Lucy Alves) terá fim no dia 5 de maio, totalizando 179 capítulos, de acordo com informação do site Notícias da TV.
Travessia estreou em outubro do ano passado, cercada de expectativas, furando inclusive a fila de produções que estava estabelecida para a faixa. Após Pantanal (2022), o horário seria ocupado por Todas as Flores, mas o canal optou por lançar a história de João Emanuel Carneiro como um folhetim do Globoplay, talvez temendo seu fracasso na TV aberta.
Acreditando que a sinopse de Gloria Perez seria mais popular, a Globo acabou vendo os bons números da saga de Juma (Alanis Guillen) sumirem. Até agora, após dezoito semanas no ar, Travessia acumula uma média de 23,2 pontos de audiência, muito abaixo do esperado pela emissora. Para além dos números, a novela é bastante criticada e tem uma repercussão ruim.
Terra e Paixão
Para reverter o cenário crítico às 21h, a aposta é um texto de Walcyr Carrasco, a mente por trás de alguns dos maiores sucessos da faixa nos últimos tempos, como O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019). Dessa vez, o autor pretende conquistar o público com uma história rural, que acaba de receber o título de Terra e Paixão. Estreia dia 8 de maio.
“Um grande drama amoroso e uma luta por herança, dentro de um ambiente agrícola, rural, uma parte do país ainda desconhecida por muitos, de uma maneira que não estamos acostumados a ver em novelas”, adianta Carrasco.
Terra e Paixão deve ser a maior novela do horário das 21h dos últimos dez anos, estendendo-se até meados de janeiro de 2024. A expectativa é que o folhetim tenha 221 capítulos. A produção tem corrido para adiantar o ritmo das gravações, que já começaram no Mato Grosso do Sul, sob direção de Luiz Henrique Rios, cujo mais recente trabalho foi Além da Ilusão (2022).
“Vou contar a história de Aline Machado, jovem viúva, preta, cujo marido é morto numa tentativa de grilagem e que, sem nunca ter plantado uma semente, vai à luta, salva sua pequena fazenda, expande e enriquece”, resume Walcyr Carrasco na sinopse.
Na trama, a personagem de Barbara Reis desperta a paixão dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro). Contudo, a grande vilã, Irene (Gloria Pires), madrasta do primeiro e mãe do segundo, não medirá esforços para afastar a moça da família. A protagonista também se envolve com o ativista Jonatas (Paulo Lessa).
Veja também | Por Amor e Laços de Família podem ganhar remake na Globo, diz site
Discussão sobre este post