A novela teen Malhação foi cancelada pela Globo após quase 30 anos no ar revelando novos talentos para o Brasil, como Marjorie Estiano, Cauã Reymond, Nathalia Dill e Rafael Vitti.
A última temporada da trama juvenil foi ao ar entre 2019 e 2020, tendo sido encerrada às pressas no início da pandemia de Covid-19. Na sequência, a emissora reprisou Malhação Viva a Diferença (2017) e Malhação Sonhos (2014). Por fim, decretou a extinção da atração e emendou o Vale a Pena Ver de Novo às novelas das 18h.
No entanto, a emissora tem reavaliado criar temporadas inéditas em formato de série, com a ‘grife Malhação’, exclusivamente para o streaming. A avaliação da Globo é a de que o Globoplay tem dificuldades em atrair o público mais jovem.
O sucesso de séries teens internacionais, como Stranger Things e Elite (ambas as produções da Netflix, sucessos absolutos com os adolescentes), pode estar pesando na decisão. Uma pesquisa de mercado confirmou que os espectadores que consumiam Malhação estão cada vez mais adeptos ao streaming, e só utilizam o Globoplay para esportes.
Entre 20 e 25 anos, o interesse dos assinantes pelas novelas cresce um pouco, mas ainda fica bem distante das faixas etárias mais velhas. Extraoficialmente, a Globo já encomendou a roteiristas a produção de novas sinopses, com foco no universo de 16 a 25 anos.
No entanto, a ideia é preservar a marca e a ambientação do universo da Malhação, mais light e familiar do que as picantes produções juvenis da Netflix, como Elite.
Discussão sobre este post