A alta cúpula da Globo está estudando a possibilidade de adiar o remake de Renascer para o segundo semestre de 2024. As informações são do colunista Flávio Ricco, do R7. Até o momento, a produção é tratada como a substituta oficial de Terra e Paixão no horário das 21h, com previsão de estreia para janeiro.
Caso o adiamento aconteça, a próxima história do horário nobre será O Grande Golpe, novela de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento — autora de Rock Story, bem-sucedida trama musical exibida em 2016.
Ao que tudo indica, teria sido levantado um alerta amarelo na Globo referente à possibilidade de duas histórias rurais serem exibidas em sequência na faixa. O formato poderia gerar destaque e afugentar o público. Além disso, a sinopse de O Grande Golpe foi apresentada à emissora bem antes da decisão em se regravar a história de Benedito Ruy Barbosa.
Enquanto nada é decidido, a líder de audiência tem um problema ainda maior para resolver: o fracasso dos primeiros capítulos de Terra e Paixão. A trama de Walcyr Carrasco tem amargado índices muito abaixo do esperado no horário nobre. O capítulo da última segunda (15), por exemplo, registrou apenas 24,2 pontos, tendo ficado atrás dos 26,1 alcançados por Vai na Fé.
Fato é que a Globo esperava resultados muito mais satisfatórios de uma produção de Carrasco, autor considerado coringa, já que todas suas novelas costumam alcançar sucesso popular com facilidade. O início da saga de Aline (Bárbara Reis), entretanto, derrubou a audiência deixada pela reta final de Travessia, que já não era considerada boa.
O canal tem intensificado chamadas da novela das 21h em sua programação, reapresentando os personagens e conflitos principais do enredo, e ainda liberou o conteúdo dos capítulos iniciais para não assinantes do Globoplay. Apesar do resultado pífio, os executivos da Globo acreditam que o folhetim rural tem potencial para se recuperar em breve.
Veja também | 7 novelas de grande sucesso que o público não quis ver a reprise
Discussão sobre este post