Algo inédito está prestes a acontecer nos Estúdios Globo. Em razão da pandemia de coronavírus, a Globo vai tirar “Amor de Mãe”, sua novela das 21h, do ar por tempo indeterminado.
A alta cúpula da emissora vinha estudando o que fazer em razão da doença, como forma de proteger seus colaboradores. Primeiro, pediram para que os autores das três novelas inéditas – Manuela Dias, de “Amor de Mãe”, Daniel Ortiz, de “Salve-se Quem Puder” e Angela Chaves, de “Éramos Seis” – reescrevessem os capítulos tirando todo e qualquer ator com mais de 50 anos das cenas.
Mais tarde, resolveram suspender as gravações. Com uma linha de frente de capítulos prontos baixíssima, a Globo vai precisar encerrar “Amor de Mãe” neste sábado (21).
O canal havia pensado em reexibir a própria trama de Manuela Dias desde o seu primeiro capítulo, em compacto, até que a situação se normalizasse, mas decidiu reexibir “Fina Estampa” (2011) no lugar.
As novelas dos demais horários também serão suspensas até segunda ordem, sendo substituídas por reprises. A grade da Globo ficará assim:
17:50 – Malhação – Viva a Diferença
18:30 – Novo Mundo
19:30 – Totalmente Demais
21:15 – Fina Estampa
Fina Estampa
A novela gira em torno da história de Griselda Pereira (Lília Cabral), a Pereirão, como é conhecida. Mãe de família guerreira e batalhadora, Griselda trabalha de sol a sol como uma espécie de ‘marido de aluguel’ para sustentar sozinha os três filhos.
No entanto, Griselda é desprezada pelo caçula Antenor (Caio Castro), estudante de medicina que tem vergonha do jeito humilde e simples da mãe, e namora a rica patricinha Patrícia (Adriana Birolli).
No desenrolar da história, Griselda se envolve com René (Dalton Vigh), um culto e elegante chef de cozinha, que se apaixona por ela e passa a lhe dar aulas de etiqueta depois que a protagonista ganha uma fortuna na loteria.
A grande vilã da história é a mulher de René e mãe de Patrícia, Tereza Cristina (Christiane Torloni), perua fútil e mau-caráter que não mede esforços para tirar Griselda de seu caminho. A bruxa conta como fiel bajulador seu mordomo, o afetado Crô (Marcelo Serrado), personagem marcante da novela.
“Fina Estampa” é a novela de maior audiência da década de 2010. Teve 39 pontos de média geral. Apesar disso, foi bastante detonada pela crítica especializada na época.
A trama é assinada por Aguinaldo Silva, autor veterano que foi recentemente demitido da Globo após assinar a desastrosa “O Sétimo Guardião”. No elenco, também está José Mayer, como o malandro Pereirinha. O ator é outro antigo nome da emissora que não tem mais vínculo empregatício após se envolver em um escândalo – ele teria assediado uma funcionária durante as gravações de “A Lei de Amor”, no começo de 2017.
Discussão sobre este post