O Globoplay vai turbinar ainda mais o seu catálogo a partir de 2024. A ideia é seguir aproveitando tudo o que for possível do acervo da Globo, incluindo até mesmo produções que estão incompletas. Nesta sexta-feira (1°), durante a CCXP23, a plataforma anunciou o lançamento de mais um projeto, chamado de Fragmentos.
Nesse projeto, o Globoplay disponibilizará um total de 28 folhetins das décadas de 1970 e 1980 que não foram totalmente preservados – as fitas se perderam em incêndios na emissora ou foram reaproveitadas para gravações de outros conteúdos por cima. Há casos de obras com apenas um único capítulo salvo, mas o serviço incluirá assim mesmo.
Em janeiro, serão lançados logo de cara quatro novelas nessas condições: O Rebu (1974), Coração Alado (1980), Estúpido Cupido (1976) e Chega Mais (1980). A partir de fevereiro, um novo título com arquivos fragmentados será adicionado por mês. O projeto se estenderá até 2025.
“O Projeto Fragmentos é mais um movimento do Globoplay de valorização da teledramaturgia brasileira e do papel da Globo nessa história. Queremos recuperar esses registros e dar a chance de o púbico rever ou assistir pela primeira vez, mesmo que de forma incompleta, tramas e atuações que marcaram época”, pontuou Flavio Furtado, gerente de programação do Globoplay.
O projeto Resgate, por sua vez, seguirá firme e forte até 2027, com a previsão de cerca de 90 novelas completas a serem publicadas. Desde 2020, o Globoplay já trouxe de volta 86 novelas do acervo da Globo. Séries e minisséries também continuarão inclusas no pacote.
No CCXP23, a plataforma de streaming anunciou que Andando nas Nuvens (1999) e Beleza Pura (2008) estão a caminho. A primeira, aliás, ganhará reprise no Viva a partir de 22 de janeiro. O serviço confirmou ainda o resgate de O Espigão (1974), a mais antiga novela inteiramente preservada pela Globo, para o ano que vem, assim como a minissérie Queridos Amigos (2009).
O projeto Originalidade, que restaura as tramas que já estão no catálogo, também terá continuidade. Chocolate com Pimenta (2003), por exemplo, que está com a imagem esticada e com baixa qualidade, ficará disponível com resolução e aspectos originais.
Em breve, o público poderá rever ainda Terra Nostra (1999) como foi ao ar pela primeira vez. Atualmente, a novela encontra-se no Globoplay em uma versão reduzida, com 150 capítulos, por causa de pendências com a trilha sonora. Com o problema finalmente resolvido, a história protagonizada por Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda vem aí na íntegra.
Globoplay em dezembro
Neste mês, o Globoplay incluirá em seu catálogo os seguintes títulos: Cambalacho (1986), Moinhos de Vento (1983) e Malhação (1998). Já a novela Além do Horizonte (2013) será restaurada para seu arquivo original, com todas as vinhetas e resolução de imagem em alta definição.
VEJA | 13 novelas que a Globo perdeu as fitas e nunca mais serão reprisadas