A partir do próximo dia 21, os noveleiros poderão matar a saudade de Asa Branca e seus ilustres moradores, como Sinhozinho Malta, Viúva Porcina e Zé das Medalhas. O Globoplay anunciou, nesta quarta-feira (9), que “Roque Santeiro” será a próxima novela a entrar em seu catálogo.
A trama de 1985, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, marcou época e se tornou um dos maiores sucessos da nossa teledramaturgia. Abordando o misticismo popular do brasileiro, a novela conseguiu parar o país em frente à TV em sua primeira exibição, registrando picos de audiência de até 100%.
A história se passa na fictícia Asa Branca, cidade onde pulsa o mito da morte do artesão Roque (José Wilker). Reza a lenda que ele foi assassinado por bandidos ao tentar defender o lugar e, desde então, passou a ser cultuado como santo. Quase 20 anos depois, porém, o defunto reaparece vivíssimo, para surpresa de sua pretensa viúva, Porcina (Regina Duarte).

A volta de Roque acaba ameaçando os negócios da cidade, uma vez que a adoração de sua imagem se tornou uma fonte de renda – e até mesmo riquezas. Entre os descontentes estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus) e o temido fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), conhecido por balançar sua pulseira de ouro e soltar seu famoso bordão: “Tô certo ou tô errado?”.
“Roque Santeiro” reuniu nomes consagrados, como Eloísa Mafalda e Ary Fontoura, e jovens talentos, como Cássia Kis e Maurício Mattar. O elenco conta ainda com estrelas do quilate de Fábio Jr., Lidia Brondi, Yoná Magalhães e Lucinha Lins. Foi também a primeira novela das atrizes Claudia Raia e Patrícia Pillar.
Cardápio

Desde maio de 2020, o Globoplay já resgatou exatamente 26 novelas de seu baú. Entre elas, títulos mais do que famosos, como “Vale Tudo” (1988), “Tieta” (1989) e “Mulheres de Areia” (1993). A mais recente trama a entrar no catálogo foi “A Gata Comeu” (1985), um clássico de Ivani Ribeiro.
Como se sabe, o serviço de streaming estreia um novo folhetim a cada duas semanas. Ainda para este ano, aguarda-se a chegada de histórias ainda mais antigas, como “Pecado Capital” (1975), “Pai Herói” (1979) e “Vereda Tropical” (1984). Em breve, a plataforma também deve disponibilizar “Cama de Gato” (2009), novela das 18h que a Globo nunca reprisou.
Discussão sobre este post