Cláudio (José Mayer) salvou a vida de Enrico (Joaquim Lopes) em “Império“. No entanto, por causa do ferimento provocado por Felipe (Laercio Fonseca) com um espeto de churrasco, o cerimonialista ficará entre a vida e a morte. Ele vai perder um rim e precisará de uma transfusão de sangue.
O personagem de Joaquim Lopes vai se culpar ao ver o pai nas últimas, e terá que lidar com seus demônios interiores ao saber que é a única pessoa na família que pode salvá-lo, pois eles têm o mesmo tipo sanguíneo. O cozinheiro hesitará em tomar a decisão correta, e ouvirá sermão até mesmo de Vicente (Rafael Cardoso).
Em outro momento, Beatriz (Suzy Rêgo) vai pegar ainda mais pesado com o filho ingrato: “Pelo menos uma vez na tua vida, prova que é homem. Mostra que ainda é o filho amado que o teu pai e eu criamos com tanto carinho. Faz esse gesto de compaixão, vai doar seu sangue para salvar o seu pai. A única palavra que eu quero ouvir de você é um sim”.
Com isso, Enrico acabará mudando de ideia, decidindo fazer a doação. Ele revelará mais tarde à mãe o motivo de sua definição: “Eu fiquei pensando na possibilidade de nunca mais conversar com ele e não ter a oportunidade de nos entendermos”.
Quando tudo já estiver sob controle, Enrico visitará Cláudio no seu quarto no hospital e fará um desabafo emocionante, implorando seu perdão:
“Desculpa por ter sido tão idiota, tão mau-caráter, tão ignorante meu pai. Eu tinha medo e acabei fazendo mal pra você e pra várias pessoas. Só quero te pedir uma coisa, me aceita como filho de novo, porque eu nunca vou te rejeitar como pai.”
Sensibilizado, Cláudio cairá no choro e perdoará o rapaz: “Meu filho, eu te amo”.