Em Terra e Paixão, Irene (Gloria Pires) fez uma jogada de mestre ao comprar a carta que incrimina Antônio (Tony Ramos) pela morte do marido de Aline (Barbara Reis). Com ar de mistério e um tom de ameaça velada, a madame entrega o documento bombástico, que estava nas mãos de Ramiro (Amaury Lorenzo), para o fazendeiro.
“Todos os papéis estão comigo. Cópias fotográficas no celular. Tudo. Eu dei uma lida, são provas que te incriminam”, avisa Irene no capítulo desta terça (20).
O vilão se toca que a conversa não é à toa e quer saber o que ela deseja. “A única coisa que eu quero é o bem da nossa família”, responde a víbora. Antônio, ao ler a carta, percebe que está realmente em maus lençóis. Com o sangue quente, ele questiona se a mulher pretende usar aquilo para se divorciar e exigir uma fortuna.
“Divorciar, nunca. Que ideia é essa?”, retruca Irene, antes de dar um bote certeiro. Tentando impressionar o marido, ela diz que Daniel (Johnny Massaro) foi quem a aconselhou a entregar o relatório para ele. “Agora você me pegou. Pensei que ele exigiria a sucessão em troca desses papéis mentirosos. Eu acho que preciso conhecer melhor o Daniel”, confessa Antônio.
Com essa simples chantagem emocional, Irene enfia na cabeça do produtor rural que seu filho é a pessoa ideal para gerir os negócios da família. Ele, no entanto, impõe como condição que o rapaz se case o mais rápido possível com Graça (Agatha Moreira). O mauricinho não gosta nem um pouco de ouvir isso e desembucha que está apaixonado por outra.
Enfurecido, o vilão não quer nem saber de quem se trata. Mais tarde, ele afirma para Irene que, caso a tal mulher por quem o filho está enrabichado seja Aline, se encarregará de deserdá-lo.
A personagem de Gloria Pires, então, dá seus pulos para garantir que Daniel fique com o trono do pai a qualquer custo. Procurando a viúva mais uma vez, a megera pede que ela convença o jovem a não revelar o relacionamento deles antes que a sucessão seja sacramentada.
Nesse meio tempo, Irene consegue persuadir o filho a marcar a data do casamento com Graça. Daniel toma a decisão quando vê um falso ultrassom do bebê que a noiva diz que está esperando. Ao mesmo tempo, Antônio anuncia que o advogado será seu sucessor, causando a revolta de Petra (Débora Ozório) e Caio (Cauã Reymond), que chama o irmão de traidor. Quem também fica uma arara é Aline, que diz na cara do amado que sente vergonha dele.