O golpe que Aline (Barbara Reis) sofreu está à beira de um desfecho em Terra e Paixão. Nos próximos capítulos, um julgamento define se suas terras serão devolvidas ou ficarão de vez com Irene (Gloria Pires). No fim de tudo, baseando-se nas evidências de uma conspiração criminosa, a juíza determina que a propriedade deve voltar para as mãos da agricultora.
Para chegar ao veredito, todos os principais envolvidos no caso são ouvidos. Caio (Cauã Reymond), por exemplo, dispara acusações em cima de Irene e não poupa Antônio (Tony Ramos). Nisso, o bonitão prova de uma vez por todas sua lealdade a Aline:
“Por culpa da cobiça desmesurada do Antônio La Selva, que por acaso é meu pai, eu acabei perdendo a mulher que é o amor da minha vida. O meu pai e a mulher dele são capazes de tudo pra conseguir o que querem. E, como eles têm poder e dinheiro, passam por cima de todo mundo.”
Antônio depõe em seguida e declara que Irene negociou em segredo com Aline para lhe fazer um surpresa. Ele lembra ainda que as terras eram patrimônio de sua família: “O meu pai deixou essa propriedade pro ex-marido da viúva. Mas eu nunca me conformei com isso. Essa transação foi totalmente ilegal!”.
Alertado pelo advogado para ter cuidado com as palavras, o vilão muda de estratégia e responsabiliza a mãe de João (Matheus Assis) pelos infortúnios de sua família, incluindo a morte de Daniel (Johnny Massaro):
“Se isso se transformou numa guerra, foi por culpa dela e de mais ninguém. Desde que ela se atravessou no meu caminho, é crise em cima de crise. Por causa dela, os meus dois filhos viraram inimigos, e um deles está morto! Quem devia estar sendo acusada aqui é ela, a responsável por todas as desgraças nas nossas vidas!”
Chegada a hora da decisão, a juíza considera que Aline foi vítima de um golpe: “Determino que os dois acusados se abstenham de ingressar ou explorar as terras de propriedade da senhora Aline, que poderá retornar à posse que detinha antes da fraude identificada neste processo. Eu declaro encerrada a sessão”.
A personagem de Barbara Reis pula de alegria, enquanto Irene e Antônio se remoem de ódio, já que agora não poderão explorar os benditos diamantes. No entanto, o fazendeiro não se dá por vencido.
Veja também | Terceiro filho de Agatha, Hélio se rebela contra plano da mãe