A atriz Rejane Arruda fez sua estreia na televisão em 2000, como a garçonete Kiki de O Cravo e a Rosa, atualmente em reprise nas tardes da Globo. Na novela de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, a jovem é uma mulher sensual, apaixonada pelo protagonista Petruchio (Eduardo Moscovis).
Rejane, que já havia trabalhado em muitas peças na década de 1990, viu o sucesso de O Cravo e a Rosa abrir as portas da fama. O convite partiu do diretor Walter Avancini, que viu uma foto da catarinense em uma agência de atores e a chamou para um teste.
Após um segundo teste, já com o figurino de época, Rejane foi aprovada e conquistou o papel de Kiki. Em entrevista ao jornal Extra em 2015, a artista relembrou sua participação na comédia romântica.
“Foi meu primeiro trabalho na TV, e eu comecei insegura, depois de duas semanas é que fui relaxando. Hoje, estou completamente diferente, eu era mais magra, mais jovem, o cabelo era vermelho, e, mesmo como atriz, eu mudei bastante”, comentou a atriz, que tinha 29 anos na época da novela.
Curiosidade: Rejane Arruda namorou o ator Carlos Vereza, que interpretava Joaquim, no período de gravações de O Cravo e a Rosa. O romance rendeu muitas fofocas na imprensa, por conta da diferença de idade entre eles. O ator tinha 60 anos.
Após Kiki de O Cravo e a Rosa
Depois de O Cravo e a Rosa, Rejane trabalhou em outras produções do gênero, no SBT e na Record, como Jamais Te Esquecerei (2003) e Essas Mulheres (2005). A atriz mesclou a carreira artística à acadêmica, e tornou-se mestre e doutora em Artes Cênicas pela USP.
Atualmente, a artista leciona no curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha, além de ser a presidente da Associação Sociedade Cultura e Arte, no Espírito Santo.
“Fiz mais dois trabalhos na TV e optei por investir no cinema, porque é mais fácil conciliar com a atividade de professora universitária. Fazer uma novela agora seria inviável. Estou comprometida com o ensino”, relatou Rejane.
No cinema, a atriz também participou de alguns projetos, como “Carandiru” (2003) e “Rendas no Ar” (2012). Também exerceu a função de diretora no curta “A Mulher do Treze” (2018), e em “Abrigo” (2020).
Atualmente, Rejane tem 51 anos. É casada com o professor universitário Fábio Camarneiro e não tem filhos. Ela é irmã da também atriz Carolina Kasting.
Para quem não se recorda do final de Kiki em O Cravo e a Rosa, saiba que a garçonete se dá muito bem: ela fisga o político Teodoro (Matheus Petinatti), que termina se candidatando à prefeitura de São Paulo.
Discussão sobre este post