2 meses atrás

Confira quais são as 14 novelas mais pedidas do Canal Viva

Por José Miguel Toledo

O Canal Viva divulgou a lista de novelas mais solicitadas para reprise pelos seus espectadores.

A lista, surpreendente, possui novelas antigas, da década de 1970, mas também tramas extremamente recentes, como uma exibida em 2007. Algumas das obras nunca foram reprisadas, enquanto outras já deram as caras tanto na Globo quanto no próprio canal por assinatura mais de uma vez.

Lista:

1 – “O Beijo do Vampiro” (2002)

Não surpreende que a comédia sobre vampiros seja a favorita. Por anos e anos, a trama encabeçou a lista de mais pedidas pelo público do “Vale a Pena Ver de Novo”. A história do vampirinho Zeca (Kayky Brito) marcou a infância de toda uma geração, mas nunca ganhou sua segunda exibição devido aos péssimos índices de audiência que conquistou na faixa das 19h quando exibida a primeira vez.

2 – “Cara & Coroa” (1995)

Outra novela também assinada por Antônio Calmon, a trama das 19h dos anos 1990 também figura na lista de títulos muito pedidos, mas nunca atendidos pela Globo. A mirabolante e eletrizante história protagonizada por Christiane Torloni é centralizada em duas mulheres sósias, mas de personalidades opostas.

3 – “Corpo Dourado” (1998)

Humberto Martins na novela Corpo dourado

Outra novela de Calmon completa o top 3 da lista. A divertida comédia romântica com ares de mistério conquistou o público nos anos 1990 ao mostrar o romance entre o delegado Chico (Humberto Martins) e a valente Selena (Cristiana Oliveira). Um misterioso assassinato também permeava a história, reprisada em 2004 na Globo.

4 – “Chocolate com Pimenta” (2003)

Um dos maiores sucessos das 18h de todos os tempos, a romântica e divertida saga de vingança de Ana Francisca (Mariana Ximenes), moça pobre e ingênua que se torna a poderosa dona da fábrica de chocolates de Ventura, cidade que a humilhou, é a quarta mais pedida da lista. Se nada mudar, deverá substituir “Cabocla” (2004). A trama de Walcyr Carrasco já foi reapresentada na Globo em 2006 e em 2012.

5 – “Coração de Estudante” (2002)

Outra novela leve e despretensiosa das 18h compõe o top 5. A trama que retratava a rotina de universitários em uma cidade ficcional do Triângulo Mineiro e discutia valores como cidadania e preservação ambiental emocionou pela relação entre o professor Edu (Fábio Assunção) e o filho que criava sozinho, Lipe (Pedro Malta). Já reprisada em 2007.

6 – “Guerra dos Sexos” (1983)

O remake produzido em 2012 pela Globo foi um desastre, mas a primeira versão da briga entre Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) é um clássico. A novela que tem a emblemática guerra de comida no café da manhã jamais foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”.

7 – “Locomotivas” (1977)

A mais antiga da lista é uma das mais queridas e populares novelas de Cassiano Gabus Mendes. A trama estrelada pela lendária Kiki Blanche (Eva Todor) trazia muitas histórias de amor e um pouco de drama familiar. Foi reprisada em 1986.

8 – “Mulheres Apaixonadas” (2003)

Estranhamente, uma novela das 20h só aparece na lista de mais pedidas na oitava posição. E é o fenômeno de Manoel Carlos, que trouxe Christiane Torloni como Helena e discutiu diversos temas, como violência doméstica, lesbianismo, alcoolismo, violência urbana, celibato e ciúme doentio. Se nada mudar, a história, já reprisada em 2008 pela Globo, substituirá “O Clone” (2001) em agosto.

9 – “Roda de Fogo” (1986)

A eletrizante história política de Lauro César Muniz fala sobre um homem mau-caráter que descobre uma grave doença e se redime por amor. Já foi cogitada algumas vezes pelo Viva, mas ainda não ganhou sua vez no canal por assinatura. Trouxe um marcante casal vivido por Tarcísio Meira e Bruna Lombardi no centro da narrativa. Foi reexibida em 1990.

10 – “Sete Pecados” (2007)

Aqui está a surpresa. A novela de Walcyr Carrasco é super recente e, convenhamos, não fez grande sucesso nem em sua primeira exibição, nem em sua desastrosa reprise em 2010. Seria mais lógico vermos na lista outros títulos do autor, como “Alma Gêmea” (2005). A trama teve Priscila Fantin como uma protagonista dúbia, que convivia com os sete pecados capitais.

11 – “Sonho Meu” (1993)

Essa é clássica. Um dos maiores sucessos dos anos 1990 na faixa das 18h, a história estrelada por Patrícia França jamais foi reprisada, mesmo com inúmeros pedidos de saudosistas. A novela consolidou o rosto de Elias Gleizer como um vovô adorável.

12 – “Uga Uga” (2000)

A comédia rasgada de Carlos Lombardi que misturava um índio loiro herdeiro de um milionário e um general que se fingia de morto para fugir de um criminoso era uma típica trama do autor: heróis valentões sem camisa, humor escrachado e tempero latino. Foi a terceira novela de maior Ibope das 19h nos anos 2000, mas nunca foi reprisada.

13 – “Vamp” (1991)

Ney Latorraca, Claudia Ohana e Guilherme Lema na novela “Vamp”, da Rede Globo.

Outra novela de Calmon com a temática de vampiros como pano de fundo, esta já foi reprisada pelo Canal Viva. Ao contrário de sua “irmã caçula”, a saga da vampira rockeira Natasha (Cláudia Ohana) fez bem mais sucesso em sua transmissão original.

14 – “A Viagem” (1994)

Um clássico nunca morre, né? A trama espiritualista que narra a vingança do assustador espírito Alexandre Toledo (Guilherme Fontes) e o amor imortal entre Diná e Otávio (Christiane Torloni e Antônio Fagundes) já foi reprisada duas vezes na Globo e uma no Canal Viva, mas pelo jeito, faria muito sucesso se fosse mais uma vez ao ar.

E você? Qual novela adoraria ver no Canal Viva?