Na contramão de boa parte da classe artística, o ator Malvino Salvador disparou críticas contra a Globo e saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Em entrevista ao podcast Cara a Tapa, nesta segunda-feira (5), ator disse que o político não é uma má pessoa, mas ainda assim, segundo sua visão, é bombardeado pelo jornalismo do canal líder de audiência.
“Bolsonaro tem boas intenções, mas faz algumas escolhas erradas, principalmente na forma de se comunicar. Nem todo governo é sempre assertivo ou errado. Acho que ele está sendo massacrado pela mídia de uma forma desonesta. Deveria ter espaço pra se mostrar também o que faz de bom.”
Malvino ressaltou que a Globo tem qualidade no que tange à dramaturgia, mas apontou que o jornalismo deixa a desejar: “A Globo é nota 10, mas eu acho que ela pode rever. Na parte da dramaturgia é brilhante, mas o jornalismo é que me decepcionou um pouco. Fico triste”.
“Ela é uma das maiores emissoras do mundo. É um orgulho grande dizer isso. Ela prima pela excelência, mas não tem que ter viés ideológico, principalmente no jornalismo. Tem que ter o máximo de isenção possível”, disse o artista.
“Eu falo de peito aberto: Eu acho que o jornalismo tem que ser isento. Não pode tomar lado de maneira alguma. Quem tem que formar a consciência é a pessoa, que tem que ter acesso aos dois lados da moeda.”
Ainda assim, o galã apontou erros cometidos por Bolsonaro ao longo de seu mandato: “Tem erros ali também, como os ministérios, que deveriam ser melhores vistos; a cultura, que deveria ter um olhar diferenciado e não entrar em guerra. O Ministério da Educação também precisava ser diferente”.
Em contrapartida, Malvino detonou o ex-presidente Lula, principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano. “Zero, zero total. Esse cara teve tudo na mão pra transformar o Brasil, para deixar esse país voando”, afirmou ele, que frisou nunca ter votado em um candidato do PT.
“Mas já que permitiram que ele esteja concorrendo à presidência, a única que eu tenho é o meu voto. Eu não voto, porque a minha consciência me diz que não posso votar nesse cara. Voto em qualquer outro, menos nele.”
Fora da Globo
Malvino Salvador não tem mais contrato fixo com a Globo desde janeiro de 2020, após concluir os trabalhos de A Dona do Pedaço (2019). Lançado na televisão em 2004, quando teve um papel de destaque em Cabocla, o ator amazonense fez mais de uma dezena de novelas no canal.
Ao podcast, ele afirmou que voltaria a trabalhar na TV aberta se recebesse convites: “Se pintar alguma coisa interessante no canal aberto, eu vou fazer. Ainda tem uma capacidade de comunicação de massa que nenhuma plataforma tem. Fiz minha carreira na TV aberta, tenho muito orgulho. Se surgir uma oportunidade, vou fazer na hora”.
Discussão sobre este post