Em “Império”, Maria Marta (Lilia Cabral) está com a pulga atrás da orelha após observar uma série de indícios de que José Alfredo (Alexandre Nero) pode estar vivo e escondido em algum lugar. Para tirar a prova, ela resolverá exumar o corpo do marido nos próximos capítulos. O resultado do exame, entretanto, atestará que o comendador está realmente morto.
Determinado a continuar com sua farsa, José Alfredo dará um jeito de confirmar sua morte. Ele ficará sabendo sobre as desconfianças da esposa e pedirá para Cristina (Leandra Leal), que é contra a exumação, concordar com o procedimento.
Seguindo um plano sinistro, Josué (Roberto Birindelli) colocará o cadáver de um indigente na tumba do patrão. E, para garantir que o DNA do homem de preto seja comprovado, o fiel escudeiro plantará uma mecha do cabelo dele junto ao corpo em putrefação. Na mesma noite, Marta irá ao cemitério.

Enquanto aguarda no carro, a imperatriz pedirá que seu motorista vá ao jazigo para realizar o serviço. O rapaz abrirá o caixão e, mesmo zonzo com o mau cheiro, arrancará de lá os fios de cabelo de José Alfredo. A “viúva” cairá no choro ao receber as madeixas. “Ele tá mesmo morto. O cabelo é dele, eu não tenho dúvidas”, dirá.
Na sequência, Marta entregará o material ao seu advogado para que o exame seja feito. O laudo sairá em poucos dias. Sozinha, em seu quarto, ela abrirá o envelope e se derramará em lágrimas. Depois, chamará seus filhos. “Então o milagre não aconteceu, o resultado da exumação foi positivo”, comentará Maria Clara (Andreia Horta).
“Eu sempre tive esperança de que o pai de vocês estivesse vivo. Que todo esse horror da morte dele não passasse de uma trapaça. Mas isso, na verdade, era um desejo meu. Um desejo incontrolável de ter ele perto de mim de novo.”

Em meio ao momento emotivo com os filhos, Marta vai esboçar um sorriso ao se dar conta de que o espírito de José Alfredo deve ter odiado o que ela mandou fazer: “Vou mandar rezar uma missa em nome dele”. Certos de que o comendador está realmente morto, a família se unirá em um abraço.
Discussão sobre este post