Um mistério ainda sem solução, a morte de Agatha (Eliane Giardini) volta a pautar Terra e Paixão. Nesta terça-feira (26), uma cena sugere que Petra (Débora Ozório) testemunhou Irene (Gloria Pires) cometendo o assassinato. Se foi ela ou não, ainda não é possível saber, pois os autores pretendem segurar a revelação até o final da novela, que ainda tem quatro semanas pela frente.
Durante uma discussão acalorada, Petra expressa sua grande angústia, afirmando que uma atitude da mãe a impedirá para sempre de viver sua história de amor com Hélio (Rafael Vitti). A personagem de Gloria Pires fica cabreira com o comentário, mas a filha não explica ao que se refere.
A situação acontece quando Petra decide passar o Natal na companhia do engenheiro na pousada, o que deixa Irene bastante zangada. Ela repreende a jovem, que não ouve calada tantas reclamações. “É por causa do que você fez que eu e o Hélio não podemos ficar juntos, mãe! O nosso amor nunca mais vai ser possível! Nunca!”, grita a agrônoma.
A dondoca questiona o que a filha quer dizer com isso. “É melhor a gente não levar essa conversa adiante. Mesmo porque você sabe muito bem o motivo que me impede de ter um relacionamento com o Hélio”, responde Petra. Com a pulga atrás da orelha, Irene insiste: “O que você está insinuando? Vamos, deixe de enrolar e diga de uma vez”.
A irmã de Caio, porém, não está disposta a seguir com o assunto e manda a mãe sair: “Eu quero ficar sozinha”. Irene concorda, mas avisa que elas continuarão a conversa mais tarde.