“Nasce Uma Estrela”, dirigido e estrelado por Bradley Cooper, marca a estreia de Lady Gaga na sétima arte. Com um orçamento de 36 milhões de dólares, o filme figura entre as maiores arrecadações dos últimos tempos, com mais de 430 milhões de dólares em bilheteria.
“Nasce Uma Estrela” conta a história de Jackson Maine (Bradley Cooper), um cantor no auge da fama, e Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. O artista se encanta pela jovem e seu talento, decide acolhê-la, e eles acabam se casando.
Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. Os momentos opostos acabam por minar o relacionamento amoroso dos dois.
No elenco, nomes como Sam Elliott, Dave Chappelle, Andrew Dice Clay, Anthony Ramos, Bonnie Somerville, Michael Harney e Rafi Gavron.
Com uma história emocionante e uma trilha sonora arrebatadora, o longa também conquistou a crítica especializada, que aclamou as performances de Bradley Cooper e Lady Gaga, a direção, o roteiro e a música.
Confira curiosidades do filme lançado em 2018!
Primeiro longa-metragem dirigido por Cooper, o projeto foi filmado em apenas 42 dias.
A produção estrelada por Cooper e Gaga foi a quarta versão da história para os cinemas. A primeira foi lançada em 1937 com Janet Gaynor e Fredric March nos papéis principais. A segunda foi lançada em 1954 com Judy Garland e James Mason. Em 1976, Barbra Streisand estrelou o projeto ao lado de Kris Kristofferson.
No início do filme, há uma cena em que Ally (Lady Gaga) cantarola os primeiros versos de “Somewhere Over the Rainbow” ao sair do trabalho. A canção ficou famosa na voz de Judy em “O Mágico de Oz”. Fãs das obras viram o detalhe como uma homenagem à dama de Hollywood.
O filme recebeu oito indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator com Cooper, Melhor Atriz para Gaga, Melhor Ator Coadjuvante por Elliot, Roteiro Adaptado, Fotografia, Mixagem de Som e Melhor Canção Original com “Shallow”. Esta última foi a única categoria em que a obra faturou a estatueta.
Lady Gaga se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar, um Globo de Ouro, um BAFTA e um Grammy no mesmo ano por seu desempenho na obra.
Bradley Copper se inspirou no vocalista Eddie Vedder, do Pearl Jam, para compor o protagonista de “Nasce Uma Estrela”. O ator passou cerca de cinco dias com o roqueiro e teria lhe feito cerca de nove mil perguntas.
O galã passou seis meses aprendendo a tocar piano e violão para o papel, treinando cerca de duas horas por dia.
Antes de o ator assumir a nova versão de “Nasce Uma Estrela”, Clint Eastwood foi cogitado para dirigir a produção. Na imprensa americana, rumores apontavam que Beyoncé viveria Ally e que a diva teria desistido do projeto ao engravidar de gêmeos.
Já Leonardo DiCaprio teria sido convidado para o papel de Bradley.
Cooper decidiu que Lady Gaga seria a protagonista do filme ao ver a estrela pop cantando uma versão de “La Vie en Rose”, de Edith Piaf, em um evento privado.
Para convencer os executivos do estúdios que iriam produzir o longa de que Gaga deveria estrelar o projeto, Cooper gravou um dueto com a loira onde cantavam “Midnight Special”, do Creedence Clearwater Revival.
No início do processo de testes, Cooper pediu para ver Gaga sem nenhuma maquiagem para ter acesso a Stefani Joanne Angelina Germanotta (nome de batismo da cantora) e não à estrela da música mundial.
Preparação de Gaga
Como Ally é uma garota comum em boa parte da história, Gaga se preparou durante meses para se acostumar a aparecer diante das câmeras sem maquiagem e entrar na personagem. Para dar ainda mais veracidade ao papel, a cantora escureceu o cabelo.
Cooper escalou o coreógrafo, o cabeleireiro, a maquiadora e os dançarinos de Lady Gaga para representar esses respectivos papéis na produção.
Bradley Cooper também escalou uma pessoa com que estudou na faculdade para o papel de Tommy e seu médico na vida real, Derek Jones, para ser o Dr. Slattery.
O cachorro que aparece no filme é o animal de estimação de Bradley Cooper. O cão se chama Charlie, em homenagem a seu pai já falecido.
Gaga contou a Cooper que ficava incomodada com atores que não dublavam direito as músicas em cena e convenceu o diretor a cantar todas as canções do filme ao vivo.
Algumas das cenas foram gravadas no festival Coachella de 2017. A produção recolheu os celulares do público presente na hora da filmagem para que nenhuma cena fosse vazada.
A cena em que Ally canta “I’ll Never Love Again” no fim do filme foi gravada logo após Gaga perder sua melhor amiga, vítima de um câncer.
‘Shallow’, um hit
“Shallow” levou o Oscar de Melhor Canção. E o Grammy, Bafta, Globo de Ouro e mais 28 prêmios. Com 32 prêmios no total, Lady Gaga chegou ao topo da lista de canções mais premiadas da história, segundo a revista “Billboard”.
No Brasil, Paula Fernandes fez uma versão da música, chamada “Juntos” e gravada com Luan Santana.