| 3 semanas atrás

Saiba o que acontecerá no final de ‘Por Amor’

Por José Miguel Toledo

A reprise de “Por Amor” vai chegar ao fim dia 11, no “Vale a Pena Ver de Novo”. E muitas emoções estão reservadas para os momentos que encerram a trama de Manoel Carlos, que conquistou novamente o Brasil. Confira a seguir os principais desfechos.

O final de Laura

Laura não terá um final feliz. Foto: Reprodução

Laura (Vivianne Pasmanter) não verá seus gêmeos crescerem e terá um final trágico. Tudo começa quando ela fica de fora de si ao saber que os filhos foram levados para Angra dos Reis por Marcelo (Fábio Assunção) e Eduarda (Gabriela Duarte), sem sua autorização.

A antagonista, então, exigirá que Nando (Eduardo Moscovis) a leve de helicóptero até o local. Durante o voo dos dois, contudo, acontecerá uma forte tempestade. O helicóptero vai sofrer uma pane e cairá no mar, levando todos, sobretudo Meg (Françoise Forton) e Milena (Carolina Ferraz) ao desespero.

Nando vai sobreviver, mas o corpo de Laura não será encontrado. Sua mãe, emocionada, vai atirar pétalas de rosa no mar, no local do acidente. Todavia, no último capítulo, Eduarda voltará a receber ligações em que ouve uma música de ninar, dando a entender que sua rival pode ter sobrevivido.

A troca de bebês vem à tona

Eduarda lê o diário de Helena. Foto: Reprodução

Eduarda vai, enfim, ler o diário de Helena (Regina Duarte), descobrindo que seu filho é na verdade seu irmão. A moça, claro, ficará fora de si e fará acusações contra a mãe, sendo consolada por Marcelo.

A hora da verdade. Foto: Reprodução

Sem mais nada que a impeça de manter sua loucura em sigilo, a protagonista decidirá contar tudo para Atílio (Antônio Fagundes). O arquiteto vai ter a pior reação do mundo, e desprezará Helena, questionando a arrogância da ex-mulher em achar que o amor dela por Eduarda poderia ser maior que o dele por seu filho. Ela ficará em prantos.

Atílio, emocionado, irá atrás de Marcelinho, e pedirá a Eduarda e Marcelo para segurar o garoto nos braços. A moça, muito sensibilizada, vai implorar que o arquiteto não lhe tome a guarda da criança.

Megera punida com a solidão

Branca acabará sozinha e sem dinheiro. Foto: Reprodução

Branca (Susana Vieira) não irá para a cadeia, como merece, após ter armado para incriminar Nando por tráfico de drogas. Mas todas suas maldades vão ter uma resposta: ela terminará completamente sozinha e isolada em seu casarão.

“Eles pensam que me dobram me deixando sozinha. Eu nunca tive medo da solidão”, resmungará a vilã, melancólica.

Também falida, Branca verá seu amado dry martini às vias de acabar. Pedirá, então, que a empregada Zilá (Stella Maria Rodrigues) a acompanhe em um drinque e lhe conte um pouco de sua vida, dando claros sinais de que a solidão a deprime.

Casamentos e filhos

Nando e Milena se casam. Foto: Reprodução

Desfechos românticos estão reservados para os personagens do bem. Caty (Carolina Dieckmann) vai subir ao altar com Leonardo (Murilo Benício) na mesma cerimônia em que Milena e Nando oficializarão sua união.

Antes disso, Leonardo descobrirá após um teste de DNA que é filho Atílio, para desgosto de Branca, que sempre acreditou que Marcelo fosse o fruto da relação com o antigo amante.

E Orestes (Paulo José) vai ser levado pela pequena Sandrinha (Cecília Dassi) a uma reunião do grupo de apoio Alcoólicos Anônimos, de modo a superar sua dependência por álcool.

Perdão e final feliz

Marcelinho fica com os verdadeiros pais. Foto: Reprodução

O tempo vai passar e Eduarda e Marcelo vão decidir adotar uma menina. Ela também vai perdoar a mãe, ao chegar à conclusão de que Helena foi a pessoa que mais sofreu com essa história, e se errou, foi por amor.

Na última cena da novela, um momento de muita emoção: Marcelinho passeia no Jardim Botânico de mãos dadas a Eduarda e Marcelo. De repente, solta a mão dos dois e corre em direção a Helena e Atílio, que caminham na frente.

A atitude do menino, de acordo com o próprio autor Manoel Carlos, sugere que ele será criado por seus verdadeiros pais.

“Na última cena, os dois estão de mãos dadas com Marcelinho, e Helena e Atílio estão andando na frente. O menino se desprende dos dois e dá as mãos para os pais verdadeiros. Fica óbvio que a Helena e o Atílio vão voltar e que ficarão com o bebê”, disse o autor.

Leia também:
Os atores de ‘Por Amor’ que já faleceram