Os momentos finais de Travessia reservam grandes emoções. Ari (Chay Suede) chegará a passar uma temporada atrás das grades, mas sairá em liberdade e voltará para o Maranhão, de modo a ajudar Núbia (Drica Moraes) em sua venda. Guerra (Humberto Martins), ao retomar o comando da construtora, também devolverá o pequeno comércio da maranhense.
Antes de retornar para sua terra natal, o bonitão conhecerá o filho que teve com Chiara (Jade Picon), que desistirá de doar a criança. Ari também comentará, empolgado, com Núbia, que tem uma nova entrevista de emprego no Rio de Janeiro, mas garante que dessa vez fará tudo certo.
Cansadas de esconderem a verdade sobre o passado de Chiara, Cidália (Cássia Kis) e Talita (Dandara Mariana) serão as responsáveis por criar uma realidade virtual para que a jovem descubra que é filha de Débora (Grazi Massafera).
A essa altura, a patricinha estará brigada com Guerra, responsável por impedi-la de doar o filho com Ari, e resolverá ir embora do Brasil. Antes, contudo, uma projeção digital fará com que Chiara tenha um encontro emocionado com a imagem de Débora.
Sensibilizada, a riquinha vai perceber que seu verdadeiro pai é Moretti (Rodrigo Lombardi). Ela vai se reconciliar com Guerra, que fará a moça prometer que nunca permitirá que o crápula fique sabendo a verdade. O milionário também vai terminar a história ao lado de Guida (Alessandra Negrini).
Aliás, já desmascarado como mandante do atentado contra Guerra e Cidália, Moretti acabou capturado por Helô (Giovanna Antonelli) e nem mesmo Stenio (Alexandre Nero) conseguirá livrar a barra do vilão, que terminará mofando na cadeia. Guida vai mandar colocar ratos na cela do ex-marido para aterrorizá-lo.
Helô também será a responsável pela perseguição implacável ao pedófilo (Claudio Tovar) que vem apavorando Karina (Danielle Olímpia). Encurralado pela delegada, o criminoso vai tentar matar Stenio em um shopping, justo quando o advogado resolve comprar um anel para pedir a ex-mulher em casamento. O molestador vai morrer de maneira trágica, e Stenio e Helô terminarão juntos novamente.
Caíque (Thiago Fragoso), por sua vez, vai encontrar a felicidade nos braços de uma nova namorada, Luana (Mariana Vaz), mulher que, assim como ele, é assexual. O novo namoro deixará tia Cotinha (Ana Lúcia Torre) radiante.
Por fim, está reservado para o último capítulo a vitória de Brisa (Lucy Alves) na luta pela guarda do filho e para provar sua inocência. Grávida de Oto (Rômulo Estrela), a mocinha dará à luz e, imediatamente, o novo bebê será submetido a um exame de DNA, que negará a maternidade da maranhense, mas atestará a paternidade do hacker.
Diversos médicos, responsáveis pelo parto, serão testemunha de que Brisa, de fato, deu à luz aquela criança. Será a bióloga Bia (Clara Buarque) a responsável por entender o problema da ex-rival: a dançarina é, na verdade, uma quimera. Ou seja, ela possui uma condição genética rara, que faz com que tenha dois DNAs distintos.
Isso se deve ao fato de a mãe de Brisa ter engravidado de gêmeos, mas um dos fetos não se formou no útero. Com a confirmação do quimerismo de Brisa, a protagonista vai enfim recuperar a guarda de Tonho (Vicente Alvite) e terminará feliz ao lado de Oto.
Discussão sobre este post