2 meses atrás

Novela de Walcyr Carrasco pode substituir reprise de ‘Avenida Brasil’

Por José Miguel Toledo

O Viva divulgou a reprise de “Chocolate com Pimenta” (2003) a partir do dia 20 de abril, sucedendo “Cabocla” (2004), mas existe um fator decisivo que pesa na escolha do canal por assinatura: a próxima trama do “Vale a Pena Ver de Novo”.

No ano passado, o Viva iria reexibir “Chocolate com Pimenta” substituindo “Porto dos Milagres” (2001), mas, estrategicamente, desistiu da ideia para não deixar duas novelas de Walcyr Carrasco simultaneamente no ar: o canal exibia, à época, “O Cravo e a Rosa” (2000).

Neste mesmo período, a Globo bateu o martelo pela reprise de “Êta Mundo Bom!” (2016). De nada adiantou que a emissora gravasse chamadas com o protagonista Sérgio Guizé, já que a notícia não foi bem recebida pelos internautas, que achavam a novela muito recente. Em seu lugar, entrou “Avenida Brasil” (2012).

A possível volta da saga de Candinho nas tardes da Globo pesou para o veto da reexibição da história de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Segundo a direção do Viva, a estratégia da emissora segue, primordialmente, à estratégia da Globo.

Qual será a próxima reprise?

‘Alma Gêmea’ será reexibida pela Globo Internacional Foto: Divulgação.

E para suceder a trama de vingança de João Emanuel Carneiro, a Globo cogita um título do maior recordista de Ibope da década do canal: Walcyr Carrasco. Se vão aproveitar as chamadas já gravadas de “Êta Mundo Bom!” para reprisá-la, não se sabe.

Também não deve-se descartar que a emissora aproveite uma novela das 21h mais densa e dramática para manter o público de “Avenida Brasil”, como “Amor à Vida” (2013), ou então uma nova reapresentação de “Alma Gêmea” (2005). Esta última, vale dizer, foi confirmada pela Globo Portugal para ter início à partir do dia 2 de março, substituindo “Estrela-Guia” (2001).

Em abril, a Globo celebra 55 anos de vida, junto aos 40 de exibição do “Vale a Pena Ver de Novo”. Algum grande sucesso, sem dúvidas, virá por aí.

Novelas antigas no Viva

Viva levará ao ar reprise de ‘Brega & Chique’. Foto: Divulgação.

Os saudosistas do Viva, segundo a direção da emissora, deverão se contentar apenas com a faixa das 14h30, que é a que reprisará tramas antigas. Em breve, terá o desfecho de “Selva de Pedra” (1986) para dar lugar à comédia rasgada “Brega & Chique” (1987). E já são especulados dois sucessos de Lauro César Muniz para o lugar da trama de Cassiano Gabus Mendes: “Roda de Fogo” (1986) e “O Salvador da Pátria” (1989).

A ideia de colocar uma novela mais antiga entre duas mais recentes é estratégica: atrai uma fatia de público mais diferente, mas o fato é que as tramas mais “novinhas” é que são as recordistas de Ibope da emissora, vide “O Clone” (2001) e “O Cravo e a Rosa”.

Recentemente, o Viva divulgou uma lista com os títulos mais pedidos pelos espectadores, e não surpreende o fato da maior parte das novelas ser pós-ano 2000.