3 meses atrás

Relembre ‘Chocolate com Pimenta’, que reestreia hoje no Viva

Por José Miguel Toledo

A novela “Chocolate com Pimenta” (2003) está de volta no Viva. A trama de Walcyr Carrasco reestreia hoje às 15h30. O primeiro capítulo será reprisado à 0h. A novela substitui “Cabocla”, encerrada na última sexta-feira.

“Chocolate com Pimenta” tem início nos anos 1920, mostrando a trajetória de Ana Francisca (Mariana Ximenes), menina doce, matuta e ingênua. Ela vê o pai ser assassinado por grileiros, e desamparada, foge para Ventura, cidade interiorana gaúcha.

Em Ventura, Ana passa a viver no sítio de seus familiares: a avó Carmem (Laura Cardoso), verdureira da cidade, o tio Margarido (Osmar Prado), os primos Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes) e a agregada Dália (Carla Daniel).

A economia da cidade gira em torno da fábrica de chocolates artesanais “Bombom”, de propriedade do generoso e solitário Ludovico (Ary Fontoura), que vive no exterior para tratar de problemas de saúde. A empresa é dirigida pela gananciosa Jezebel (Elizabeth Savalla), irmã de Ludovico que vive dando desfalques para sustentar seus luxos.

No colégio de Ventura, onde passa a estudar como bolsista, Ana Francisca se apaixona pelo mulherengo Danilo (Murilo Benício), rapaz mais desejado da cidade e sobrinho do prefeito, o malandro Vivaldo (Fulvio Stefanini). Danilo, contudo, está de compromisso com a ardilosa Olga (Priscila Fantin), que decide armar uma emboscada para fazer todos rirem da matuta recém-chegada.

Para ajudar nas despesas de casa, Ana passa a trabalhar como faxineira na fábrica de chocolates, onde conhece Ludovico trajando, por um incidente, um macacão de operário e o toma como um reles carregador. Os dois se tornam grandes amigos e o milionário não desfaz a confusão, pois acha graça do jeito desinteressado da moça.

Baile de formatura traumático marca virada na novela. Foto: Divulgação.

A grande reviravolta da novela se dá no baile de formatura, quando Ana é vítima de uma tramoia de Olga e Bárbara (Lilia Cabral) e toma um banho de tinta verde diante de toda a cidade, que ri sem piedade. Humilhada e grávida de Danilo, Ana passa a ter certeza da culpa do amado pelo que sofrera e jura vingança. Ela descobre a real identidade de Ludovico e ele pede a amiga em casamento, para dar um nome a seu filho.

Os dois se mudam para a Argentina, onde Ana Francisca tem aulas de etiqueta e se torna uma mulher refinada e elegante. Sete anos mais tarde, Ludovico morre e deixa sua fortuna para a mulher, que volta trajando luta para Ventura e é recebida como uma rainha pela cidade que antes a tratava com desdém. A vingança da rica viúva passa a nortear os rumos da novela.

Mariana Ximenes comemora reprise

Mariana Ximenes deu vida à protagonista da trama. Foto: Divulgação.

Mariana Ximenes, em entrevista recente, celebrou a reapresentação da novela que a alçou ao status de estrela. Segundo a intérprete de Ana Francisca, a novela é ideal para esse momento tão difícil de pandemia.

“Essa é uma boa mensagem que você pode voltar, se reerguer e mudar. E agir também, não adianta ficar esperando o bonde passar, porque as coisas não caem do céu”, declarou a musa. Ximenes também revelou que as pessoas pessoas ainda a abordam para contar como foram inspiradas pela inesquecível mocinha.