O Cravo e a Rosa conseguiu cumprir a missão de devolver a liderança da audiência para a Globo. Pelo menos no capítulo de estreia da reprise, exibido nesta segunda-feira (6). De acordo com os dados prévios, a novela marcou 10,1 de média em seu horário completo, das 14h38 às 15h12, na Grande São Paulo. Em seu primeiro minuto no ar, alcançou um pico de 12 pontos.
Com isso, a Globo conseguiu derrotar a Record, que vinha surfando numa sucessão de vitórias nesse horário com o quadro de fofocas do Balanço Geral. Segundo dados obtidos pelo site TV Pop, o jornalístico teve média de 9,4 no confronto com a trama de Walcyr Carrasco, acomodando-se como vice-líder. O somatório dos canais pagos ocupou a terceira colocação, com 4,4 pontos.
A Globo adotou uma estratégia habilidosa para conseguir passar a sua principal concorrente para trás. Agora mais curto, o Jornal Hoje foi ao ar com apenas dois intervalos. Já o primeiro capítulo de O Cravo e a Rosa fez uma única pausa de poucos segundos, anunciando unicamente o filme que a Sessão da Tarde passaria na sequência.
Há alguns anos, a Globo passa sufoco no horário em que as fofocas de Fabíola Reipert pipocam na Record. Nessa guerra, geralmente a TV do bispo leva a melhor. Por conta disso, o Vídeo Show, por exemplo, foi extinto após décadas de história. O criticado Se Joga teve o mesmo fim. Para tentar estancar a sangria, a emissora resolveu recorrer ao seu baú de novelas e lançar um segundo Vale a Pena Ver de Novo.
Discussão sobre este post